Viagora

MP do Piauí divulga balanço da Operação Canteiro de Obras

A operação, deflagrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO), foi realizada nas cidades de Manoel Emídio, Floriano e Barão do Grajaú (MA).

Nessa quarta-feira, 20 de novembro, o Ministério Público do Estado do Piauí divulgou o balanço dos materiais apreendidos durante a Operação Canteiro de Obras, deflagrada por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (GAECO).

  • Foto: Divulgação/MPPIOperação Canteiro de Obras do GAECO.Operação Canteiro de Obras do GAECO.

A investigação apura fraude na contratação de empresa pelo ex-prefeito de Manoel Emídio para realização de reformas em várias escolas do município, com o pagamento da obra com dinheiro público sem a correspondente execução do serviço. Também foi apurada a ocorrência de delitos como desvio de recursos públicos, lavagem de dinheiro, associação criminosa e crimes contra a Administração Pública.

No último dia 12, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão nas cidades de Manoel Emídio, Floriano e Barão do Grajaú (MA). Os alvos, além do ex-prefeito José Medeiros da Silva, foram servidores públicos do município de Manoel Emídio e empresas investigadas por participação no esquema criminoso.

Segundo o GAECO, foram desviados R$ 550.000,00. Os investigadores apreenderam 21 celulares e documentos como: cheques assinados, envelope de depósito, recibos de posto de combustível, comprovante de Transferência Eletrônica Disponível (TED), folhas de papel com anotações diversas, notificação judicial, canhotos de cheques do BB, talão com notas, agenda, entre outros. Notebooks, tablets e pen drives também foram apreendidos. Participaram da ação a Polícia Civil, a Polícia Militar e o GAECO do Ministério Público do Estado do Maranhão.

Facebook
Veja também