Viagora

MP e CRM cobram soluções para os problemas da Evangelina Rosa

O promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes, que atua na 12ª PJ, percorreu diversas alas e setores do hospital, acompanhado da presidente do CRM-PI.

O Ministério Público do Piauí, através da 12ª Promotoria de Justiça, em parceria com o CRM-PI (Conselho Regional de Medicina do Piauí), realizou uma inspeção na Maternidade Dona Evangelina Rosa, na manhã desta quinta-feira, 15 de agosto.

O promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes, que atua na 12ª PJ, percorreu diversas alas e setores do hospital, acompanhado da presidente do CRM-PI, Mírian Parente, do corregedor da autarquia, Dagoberto Silveira, da conselheira, Ana Cláudia, do diretor-geral, Francisco Macêdo, e do diretor de ensino e pesquisa, Joaquim Parente.

  • Foto: Divulgação/MPPIInspeção na Maternidade Evangelina RosaInspeção na Maternidade Evangelina Rosa

A equipe inspecionou, entre outas unidades, as enfermarias, as unidades de terapia intensiva infantis e as obras de reforma, que estão em andamento em parte da maternidade.

O representante do MPPI conversou também com profissionais de saúde, pacientes e acompanhantes. Durante os diálogos, Eny Pontes ouviu reclamações sobre a climatização das enfermarias, sobre a limpeza, a qualidade da alimentação, além do barulho e a poeira produzidos por uma obra que está sendo realizada no andar superior de uma das enfermarias. O promotor de Justiça cobrou dos gestores da Evangelina Rosa a solução dos problemas encontrados, bem como para as queixas apresentadas pelas pacientes. Já os profissionais da MDER relataram outras deficiências, como a falta de equipamentos, a exemplo do cardiotocografo e de sonares, usados, respectivamente, em exames para aferir a frequência cardíaca e verificar a movimentação do feto.

O promotor de Justiça reforçou a necessidade da gestão resolver os problemas que a maternidade enfrenta. Em sua fala, Pontes disse que continuará cobrando soluções para as precariedades encontradas. Além disso, destacou o papel de órgão como o CRM, Coren e outros para fiscalizar a saúde pública no Estado.

Reunião

Na semana passada, o Ministério Público promoveu uma reunião com os órgãos que integram o grupo de trabalho responsável por acompanhar a execução das ações do Plano de Contingência da MDER. Na oportunidade, foram apresentadas aos gestores da maternidade as deficiências na unidade. Os diretores se comprometeram a trabalhar de forma mais célere para resolver os problemas.

Facebook
Veja também