Viagora

MP expede recomendações a Fundação Municipal de Saúde de Teresina

O promotor Eny Ponte fixou o prazo de dois dias para que os gestores de saúde se manifestem sobre o cumprimento das orientações.

O Ministério Público do Piauí (MP-PI) expediu, na última terça-feira (31), duas recomendações ao presidente da Fundação Municipal de Saúde de Teresina, Manoel Neto, e ao gerente da Atenção Básica à Saúde, Kledson Batista, sobre os atendimentos à população em geral nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) durante a pandemia de coronavírus.

Os documentos também trazem orientação aos diretores das maternidades municipais sobre o cuidado com as gestantes nesse período de pandemia. O promotor de Justiça Eny Ponte quer que a FMS elabore um fluxograma específico de atendimento para ser executado na UBS’s da capital.

Em relação, aos casos de mulheres grávidas com suspeitas de infecção pelo novo coronavírus, o MP-PI instrui que essas mulheres permaneçam obrigatoriamente em área separada, desde a chegada na emergência, triagem e espera do atendimento e durante toda a assistência prestada, até a internação, caso seja indicado, ou transferência para outra unidade.

O promotor de Justiça, na segunda recomendação, orienta que seja também assegurado às gestantes o pré-natal de baixo e médio risco, com atendimento diferenciado. Eny Ponte fixou o prazo de dois dias para que os gestores de saúde apresentem suas manifestações sobre o cumprimento das orientações.

Facebook
Veja também