Viagora

MP ingressa com Ação para retomada de obras na UTI do HGV

Em 2017, a Secretária de Saúde do Piauí (Sesapi) informou ao Ministério Público do Piauí que estava prevista a implantação de 20 novos leitos para acomodar novos pacientes.

O Ministério Público do Estado do Piauí, por meio da 12ª Promotoria de Justiça de Teresina, ingressou com uma Ação Civil Pública para que o governo retome as obras de ampliação de leitos de UTI do Hospital Getúlio Vargas. 

  • Foto: João AlbertHospital Getúlio Vargas (HGV).Hospital Getúlio Vargas (HGV).

Em 2017, a Secretária de Saúde do Piauí (Sesapi) informou à Promotoria que estava prevista a implantação de 20 novos leitos para acomodar novos pacientes. Devido o fato, foi instaurado o Inquérito Civil Público Nº 09/2017 para acompanhar a instalação. Em maio do mesmo ano, a empresa “Rio Brasil Construções LTDA” celebrou o contrato, tendo 150 dias para a conclusão das obras.

No entanto, até o fim do ano, a Comissão de Engenharia, Arquitetura e Fiscalização de Obras do HGV comunicou que apenas 14% das unidades de terapia intensiva foram construídas. Sendo assim, foi pactuado um Termo Aditivo para prorrogar o prazo de execução da obra por mais 150 dias. 

Após esse fato, já em outubro de 2018, foi realizada uma audiência pública nas dependências do MPPI para discutir sobre as obras. No dia, o diretor do Núcleo de Infraestrutura em Saúde (NIS), Antônio Marcos Gonçalves, informou que existiam pagamentos atrasados há mais de 90 dias e que a previsão é de seis meses para finalizar a construção das UTIs. 

Sendo assim, a ACP tem como base os constantes atrasos que envolvem a obra, além de objetivar o respeito dos serviços de relevância pública e assegurar os direitos de acesso à saúde por parte da população piauiense. 

Por fim, o MP-PI cobra a imediata retomada das obras de implantação dos 20 novos leitos de UTI; intimações pessoais ao secretário de Saúde do Piauí, presidente da Fundação Estatal Piauiense de Serviços Hospitalares e a Diretora Geral do GHV; multa a ser estipulada pelo juiz, com destinação ao Fundo Estadual de Saúde, para melhoria de serviços das ações e serviços de saúde.

Outro lado

O Viagora entrou em contato com o secretário Florentino Neto, mas ele não atendeu às nossas ligações. O espaço está disponível para esclarecimentos.

Facebook
Veja também