Viagora

MP inspeciona centro de enfrentamento da Covid em Simplício Mendes

O MPPI agendou uma nova inspeção para o próximo dia 20, na unidade básica de saúde da zona urbana do município.

Nessa terça-feira (10) o Ministério Público do Piauí, por meio da Promotoria de Justiça de Simplício Mendes realizou uma inspeção por vídeo conferência no Centro de Atendimento para Enfrentamento da Covid-19 em Simplício Mendes, em parceria com o Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (CAODS).

O diretor da secretária de saúde de Simplício Mendes, Valfredo Portella, foi responsável por conduzir a vistoria, juntamente com a secretária de saúde municipal, Maria Ceo Moura Fé. Os integrantes da visita de fiscalização conheceram, a sala de acolhimento dos pacientes com suspeita de Covid-19, consultórios médicos, sala de coleta, ala de realização do eletrocardiograma de emergência, os consultórios, a sala de isolamento, farmácia e demais setores. 

Durante a fiscalização, também foram abordados os aspectos do fluxo de atendimento às pessoas com suspeita de infecção pelo novo coronavírus, a organização da estrutura física do centro de atendimento, a composição da equipe de profissionais, que atuam na UBS e a testagem da população. Os integrantes do Ministério Público também conversaram com os profissionais de saúde da UBS.

A gestora municipal de saúde de Simplício Mendes informou que atualmente o município já descartou 1.756 casos de coronavírus, 245 casos confirmados, 4 óbitos (um ocorrido na data de ontem) e já foram realizados cerca de 2 mil testes numa população de cerca de 12.700 habitantes. O diretor de saúde da cidade ainda explicou os protocolos de fármacos usados no tratamento da Covid-19.

As informações coletadas serão usadas para elaboração de um relatório sobre a unidade de saúde. O documento deve ser encaminhado à Promotoria de Justiça de Simplício Mendes e ao CAODS para que façam as recomendações que forem consideradas necessárias para melhoria dos serviços do centro de atendimento.

A equipe de fiscalização foi composta pelas promotoras de Justiça Emmanuelle Martins, titular da PJ de Simplício Mendes, Cláudia Seabra, coordenadora do CAODS, os médicos do MPPI, Viviane Pompeo e Celso Pires Filho, o conselheiro do Conselho Regional de Farmácia do Piauí, Raulino Firmino, e técnicos da Gerência de Atenção Básica da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi).

Uma nova inspeção foi agendada para o próximo dia 20, na unidade básica de saúde da zona urbana do município.

Facebook
Veja também