Viagora

MP inspeciona obras na Maternidade Dona Evangelina Rosa

Ficou constatado na quinta-feira (23) que a obra foi suspensa e ficou paralisada por falta de pagamento e de materiais.

Na manhã dessa quinta-feira (23), o Ministério Público do Estado do Piauí realizou uma inspeção em obras na Maternidade Dona Evangelina Rosa, localizada na zona Sul de Teresina.

O objetivo da visita foi verificar o cumprimento de recomendações expedidas pelo MPPI sobre a realização de concurso público e conclusão das obras. De acordo com o órgão ministerial, a reforma estava prevista para ser concluída em novembro de 2019, bem com a transferência de pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

  • Foto: Divulgação/MPPIMinistério Público realiza inspeção na Maternidade Dona Evangelina Rosa.Ministério Público realiza inspeção na Maternidade Dona Evangelina Rosa.

No entanto, na visita de quinta-feira ficou constatado que a obra foi suspensa e ficou paralisada por falta de pagamento e de materiais. Além disso, foram encontrada diversas falhas de execução, como instalação inadequada de pias e de ar-condicionado, problemas de projeto eletrotécnico, infiltrações e ainda diversas incubadoras quebradas ou sem manutenção.

"Esta obra deveria estar pronta desde novembro. Além de não estar, o que foi feito está cheio de erros visíveis. Foi um projeto mal feito que trará mais gastos para o Estado", denunciou o promotor de Justiça Eny Pontes.

Outro ponto cobrado foi a realização de concurso público para substituir funcionários admitidos por contrato. A conselheira Regional de Medicina, Ana Cláudia Ferreira, apontou a necessidade de realizar concurso público e não apenas um processo seletivo. "Caso seja realizado seletivo, os médicos hoje contratados não poderão participar do processo. Serão 38 profissionais com experiência a ficar de fora da seleção por motivos legais. Sendo concurso público, eles terão a chance de participar", explica.

Ficou acordado que a gestão da maternidade deverá apresentar o contrato e os aditivos da obra ao Ministério Público, além de solução para os problemas de execução do projeto.

Facebook
Veja também