Viagora

MP investiga denúncia contra prefeito Hélio Neri por nepotismo

O prefeito teria nomeado a esposa e um outro parente para exercer cargo comissionado, no caso da vice-prefeita Bety Dantas o pai foi nomeado.

O prefeito Hélio Neri Mendes Rego (Progressistas), gestor do município de São João da Varjota está sendo alvo de inquéritos civis instaurados pelo Ministério Público do Estado do Piauí, por meio do promotor de Justiça Marcondes Pereira de Oliveira.

Segundo a portaria nº 111/2018 ,o procedimento de nº 02/2018 foi instaurado no dia 08 de outubro deste ano para investigar denúncias de supostos casos de nepotismo na administração pública municipal cometidos pelo gestor, que estaria favorecendo parentes os nomeando para exercer cargos na prefeitura, o que é proibido pela Constituição Federal.

  • Foto: DivulgaçãoPrefeito Hélio Neri e Bety DantasPrefeito Hélio Neri e Bety Dantas

De acordo com o denunciante, o prefeito praticou nepotismo ao nomear parentes para exercerem diversos cargos e uma dessas pessoas é a esposa de Hélio Neri, Marilândia Guimarães que supostamente foi nomeada pelo marido para exercer cargo comissionado de secretária de assistência social.

Um outro inquérito civil público nº 024/2018 tratando sobre o mesmo tipo de irregularidade também foi instaurado pelo Ministério Público no dia 08 de outubro, dessa vez, o prefeito foi acusado de ter contratado um parente colateral em 4º grau que não teve o nome revelado pelo órgão. Esse parente supostamente estaria exercendo o cargo comissionado de secretário municipal de Finanças.

Vice-prefeita

Em meio a denúncias a vice-prefeita de São João da Varjota, Bety Celane Dantas, também foi mencionada e uma apuração por meio do inquérito civil nº 014/2018 será realizada. Segundo a denúncia o pai de Bety teria sido nomeado para o cargo comissionado de assessor do Departamento de Agricultura.

Os casos devem ser apurados pelo Ministério Público. Uma recomendação foi expedida pelo órgão, com um prazo de 90 dias para que os servidores sejam exonerados dos cargos. A prefeitura recebeu o prazo de 10 dias para informar se acata ou não a recomendação do órgão de controle.

Outro lado 

O Viagora tentou entrar em contato com o gestor de São João da Varjota e com a Prefeitura mas não conseguiu falar com ninguém que atue na administração pública. A reportagem também ligou para Bety Dantas, mas não conseguiu falar com a vice-prefeita. 

Facebook
Veja também