Coronavírus no Piauí

MP orienta sobre manuseio de cadáveres com coronavírus no Piauí

As recomendações serão distribuídas em hospitais e locais de serviços funerários para que adotem os cuidados durante os procedimentos.
25/03/2020 12h20 - atualizado

Seguindo as orientações preventivas e de combate à Covid-19, o novo coronavírus, o Ministério Público do Piauí (MP-PI) expediu uma nota técnica dando orientações sanitárias e ambientais sobre o manuseio de cadáveres com óbitos suspeitos ou confirmados pela doença.

As recomendações se assemelham as que foram emitidas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) no último domingo (23). Tratam-se de restringir ao mínimo necessário o número de funcionários na preparação de corpos infectados com a doença bem como a devida higienização das mãos após o procedimento. Não dispensar o uso da EPIs, como luvas cirúrgicas, máscara, avental impermeável. Os sistemas de tratamento de ar devem permanecer ligados enquanto é realizada a limpeza do local.

  • Foto: ViagoraCoronavírus.Coronavírus.

No transporte do corpo, o carro funerário deve ser submetido à limpeza e desinfecção de rotina após o transporte do cadáver. O corpo deve ser colocado em um saco plástico impermeável selado. No velório as pessoas devem evitar contato físico com o corpo e nas superfícies do ambiente, pessoas sintomáticas respiratórias devem evitar comparecer. O local do velório deve disponibilizar água, papel toalha e álcool em gel para higienização das mãos.

O MP-PI orienta a expedição dessa recomendação a hospitais e locais de serviços funerários para que adotem os cuidados durante os procedimentos.

Mais na Web