Viagora

MP-PI cobra conclusão de reforma no setor de esterilização do HUT

Foi constado que a reforma está praticamente concluída desde o início do ano passado e a gestão municipal não retorna com o serviço para o local apropriado.

O Ministério Público do Piauí ingressou com Ação Civil Pública contra a Fundação Municipal de Saúde para a conclusão de uma reforma, iniciada há três anos, do Hospital de Urgência de Teresina (HUT). A ACP foi realizado por meio do Promotor de Justiça Eny Marcos Vieira Pontes, que atua na defesa da saúde pública de Teresina.

  • Foto: DivulgaçãoSetor de material e esterilização do HUT.Setor de material e esterilização do HUT.

Foi constado que a reforma está praticamente concluída desde o início de 2017 e a gestão municipal não retorna com o serviço para o local apropriado. “Os trabalhadores do setor estão em um local improvisado e insalubre. Diante desse impasse e da comprovação da redução da escala de profissionais no setor, e ainda, pelo não fornecimento de equipamento de proteção individual a cada um dos trabalhadores, não restou alternativa, senão procurar a via judicial”, enfatizou o promotor na Ação.

Na ACP, o MP-PI solicita à justiça o deferimento de tutela antecipada, “sob pena de danos irreparáveis à saúde, à dignidade, à integridade física e à vida dos profissionais de saúde e de toda população desta cidade que necessitam do atendimento e assistência do HUT”.

Na hipótese de descumprimento ou atraso da efetivação das medidas, o representantes do Ministério Público solicita que seja imposta multa diária de R$ 10.000,00 (dez mil reais), a qual deverá ser revertida ao Fundo de Modernização do Ministério Público do Estado do Piauí.

Facebook
Veja também