Viagora

MP realiza 14 sessões do Tribunal do Júri em Picos no 1º semestre

As sessões tem como objetivo o enfrentamento aos crimes de homicídios em parceria com a Promotoria de Justiça de Picos.

No primeiro semestre de 2019, o Ministério Público do Piauí, por meio da Promotoria de Justiça de Picos, já realizou 14 sessões no Tribunal de Júri do município. Esse número é três vezes maior do que a quantidade de homicídios registrados ano passado no mesmo período na Comarca.

As sessões tem como objetivo o enfrentamento aos crimes de homicídios, das 14 que já ocorreram, o Ministério Público requereu a responsabilização dos réus em 12 casos e absolvição em outros 2 casos. Os cidadãos locais compõem o Conselho de Sentença e acordaram em 80% as decisões do MP.

O promotor de Justiça, Ari Martins, destaca a importância da participação jurados nos bons resultados. “Tal resultado demonstra a sensibilidade e qualidade dos jurados de Picos e região, que conseguem enxergar a atuação totalmente independente do órgão ministerial em Plenário do Júri, que se submete tão somente à verdade e à lei, jamais a interesses privados.”, comenta.

Ari Martins diz que para a Justiça, o direito à vida é um dos principais ideais assegurados “A vida é o primeiro dos direitos. Dela decorrem todos os demais. Por isso mesmo, entre o direito à vida e o direito à liberdade, prevalece, seguramente, aquele primeiro, o que faz do Tribunal do Júri precioso espaço cívico de valorização da vida”, ressalta.

Segundo o Ministério Público do Piauí, mais de 60 mil homicídios ocorrem anualmente no Piauí. O promotor destaca a dedicação na atuação da Polícia Civil e Militar no estado para combater essa prática. “Eles fazem muito com pouco! A realização de 14 sessões do Tribunal do Júri só foi possível, porque, antes, houve a dedicada participação das forças policiais, que têm o respeito e a gratidão do Ministério Público pelo indispensável trabalho que também realizam na proteção dos direitos da sociedade”, finaliza.

Facebook
Veja também