Viagora

MP se reúne com prefeita Eliza Paz sobre divulgação de vacinados

Segundo o MPPI, o próprio município solicitou a reunião e apresentou a lista das pessoas que já se vacinaram na cidade com informações detalhadas da ordem de prioridade na aplicação das vacinas.

O Ministério Público do Piauí (MPPI) realizou uma reunião na última sexta-feira (05) com a prefeita da cidade de Novo Santo Antônio, Eliza Maria da Silva Paz, para garantir mais transparência na execução do plano de vacinação contra a covid-19 no município.

Segundo o MPPI, o próprio município solicitou a reunião e apresentou a lista das pessoas que já se vacinaram na cidade com informações detalhadas da ordem de prioridade na aplicação das vacinas e a forma de divulgação para a população das pessoas vacinadas. Estiveram presentes na reunião a promotora de justiça, Denise Costa Aguiar; a titular da Promotoria, Cláudia Seabra, coordenadora do CAODS; o secretário Municipal de Saúde, José Wilson de Sousa; advogado do município, Vinícius Gomes Pinheiro de Araújo, e as representantes do COSEMS: Fernanda Tavares Brandão e Socorro Moura.  

Na oportunidade, a coordenadora do CAODS notificou a recomendação da procuradora-geral de Justiça para que os promotores de Justiça fiscalizem todo o processo de vacinação dando cumprimento aos planos nacional e estadual. A promotora Denise Costa louvou a iniciativa dos novos gestores de estreitar os canais de comunicação com o Ministério Público para o acompanhamento dos atos de gestão privilegiando a transparência da administração pública.

  • Foto: Divulgação/MPPIMP se reúne com prefeita Eliza Paz sobre divulgação da lista de vacinadosMP se reúne com prefeita Eliza Paz sobre divulgação da lista de vacinados

Conforme o MP, a cidade de Novo Santo Antônio recebeu 51 doses de vacina e todas foram aplicadas nos profissionais da Saúde. A Coordenadora do CAODS enfatizou ainda a necessidade de adequar o gerenciamento dos imunobiológicos para a garantir a aplicação das duas doses que compõem o esquema atual de vacinação contra a Covid-19. As doses da vacina devem ser do mesmo fabricante.

“Nós temos apenas duas unidades básicas, uma na sede, outra na localidade São José dos Matos (Zona rural do município), temos duas equipes encarregadas, priorizamos, primeiramente os profissionais de saúde da linha de frente que fazem parte das duas equipes, mesmo com o número pequeno de profissionais de saúde, a vacina não foi suficiente para vacinar todos, já fizemos um levantamento com os profissionais de saúde, já colhemos informações para a próxima etapa, para que dentre dez dias  finalize os profissionais de saúde e inicie com o outro grupo”, explicou o secretário Municipal de Saúde, José Wilson, durante a reunião.

Segundo o Ministério Público, ficou decidido que a Prefeitura de Novo Santo Antônio deveria encaminhar até essa segunda-feira (08), uma lista com todos os canais comunicação do município, como e-mail, números de Whatsapp. Dentro de 10 dias será divulgada lista dos vacinados no portal da transparência do município para que a população possa acompanhar. A promotora Denise Costa informou que expedirá recomendação, nos próximos dias, sobre as condições de acondicionamento dos imunizantes na Unidade de Saúde, inspecionada no fim do ano passado a fim de que sejam adequadas a estrutura e equipamentos.

Facebook
Veja também