Viagora

MPF investiga supostos danos causados pela usina solar Nova Olinda

No dia 19 de janeiro, o procurador da República, Kelston Pinheiro Lages, determinou a abertura de um inquérito civil para apurar o caso.

Inaugurada em novembro de 2017, a usina solar Nova Olinda, localizada em Ribeira do Piauí, pode estar causando danos ao meio ambiente. O caso virou objeto de investigação no Ministério Público Federal.

No dia 19 de janeiro de 2018, o procurador da República, Kelston Pinheiro Lages, determinou a abertura de um inquérito civil para “apurar possíveis danos ao meio ambiente, em decorrência da instalação de Usina de Placas Fotovoltaicas pela Empresa Enel Green Power Brasil”.

  • Foto: CCOMMaior usina solar da América LatinaUsina solar em Ribeira do Piauí

Já havia na Procuradoria da República no Piauí um procedimento preparatório sobre o caso, que foi convertido em inquérito civil vinculado à 5ª Câmara do MPF, responsável por crimes de corrupção, atos de improbidade administrativa e crimes praticados por funcionários públicos.

De acordo com a Enel, foram instalados 930 mil painéis solares em uma área de 690 hectares, o parque tem 292 MW de capacidade instalada e é capaz de produzir mais de 600 GWh por ano, energia que daria para abastecer aproximadamente 300 mil lares.

A empresa divulgou que “anualmente, a energia limpa produzida no interior do Piauí evitará a emissão de aproximadamente 350 mil toneladas de CO2 na atmosfera”.

Facebook
Veja também