Viagora

MPPI reúne pais e instituições para tratar sobre aulas presenciais

O MP informou que a reunião foi para tratar sobre a manutenção do processo de retomada das aulas presenciais no estado e sobre a priorização do setor em meio a pandemia da Covid-19.

O Ministério Público do Piauí (MPPI) realizou uma reunião, por meio da 38º promotoria de Justiça de Teresina na última quinta-feira (11), com instituições de ensino e familiares de estudantes para tratar sobre a manutenção do processo de retomada das aulas presenciais no estado e sobre a priorização do setor em meio a pandemia da Covid-19.

Segundo o MPPI, a reunião foi mediada pela coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Educação e Cidadania (CAODEC), Flávia Gomes. “Essa audiência acontece com base no procedimento administrativo que instauramos, no último dia 10, com o objetivo de acompanhar e fiscalizar a retomada das atividades escolares em Teresina. Nosso entendimento é que esse diálogo é fundamental para construção de soluções conjuntas”, pontuou.

  • Foto: Divulgação/MPPIMPPI reúne pais e instituições de ensino para tratar sobre a EducaçãoMPPI reúne pais e instituições de ensino para tratar sobre a Educação

Durante a reunião, os representantes do Sindicato dos Professores e Auxiliares da Administração Escolar do Estado do Piauí (Sinpro); do Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino (Sinepe); do Conselho Estadual de Educação; da Secretaria Estadual de Saúde; do Comitê de Operações Especiais (COE); da Vigilância Sanitária; de professores; familiares dos alunos e profissionais que atuam na linha de frente do enfrentamento à covid-19, apresentaram suas demandas e sugestões.

Conforme o MP, a diretora da Vigilância Sanitária do Estado (Divisa), Tatiana Chaves, comentou sobre os dados do trabalho de fiscalização que os profissionais da Vigilância têm realizado para evitar aglomerações e sobre a atual fila de espera para conseguir leitos no Piauí. Já a médica infectologista que atua no Hospital Natan Portela, Elna Amaral, fez um alerta para o crescimento do contágio pelo coronavírus. O diretor do Hospital Infantil do Piauí, Vinicius Nascimento, ressaltou a importância da construção de decisões sociais conjuntas.

Na oportunidade, o secretário geral do Sindicato dos Professores e Auxiliares da Administração Escolar do Estado do Piauí (Sinpro), Marcelo Amorim, solicitou o cumprimento dos protocolos de segurança para evitar os contágios no ambiente escolar. A servidora pública Ilara Madeira representou os familiares de alunos. O posicionamento do Conselho Estadual de Educação sobre o assunto foi pontuado pelas conselheiras Gildete Sousa e Viviane Faria, que ressaltaram os impactos da pandemia na Educação.

Segundo o Ministério Público, após o fim da reunião ficou definido que as proposições e demandas apresentadas irão compor um documento que será realizado pelo MPPI para se obter um diagnóstico do contexto em que ocorre o processo de retomada das aulas presenciais no Piauí.

Facebook
Veja também