Viagora

Mulheres lactantes serão vacinadas contra a Covid-19 no Piauí

A Secretaria de Estado da Saúde já iniciou o envio aos municípios das doses para imunizar essas mulheres.

Na última sexta-feira (23), a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) iniciou o envio aos municípios de doses de vacinas contra a Covid-19 para imunizar as mulheres lactantes no Piauí.

De acordo com a Sesapi, as lactantes foram inseridas nos grupos de vacinação contra a doença após a resolução da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), mas só podem receber doses dos imunizantes do Butantan e Pfizer.

Segundo a Sesapi, os imunizantes destinados a essas mulheres serão inseridas nos 30% dos grupos prioritários da vacinação contra o novo coronavírus.

O secretário de Saúde, Florentino Neto destaca que essa nova etapa é uma vitória na vacinação do Piauí. “É uma vitória a inserção dessas mulheres na vacinação do Piauí, sabemos da luta desse grupo e trabalhamos junto com a CIB para essa aprovação”, destacou.

Conforme o Ministério da Saúde, as lactantes que forem vacinadas contra a Covid-19 não precisam interromper o aleitamento materno por conta do imunizante, uma vez que não há evidências de riscos para a saúde do bebê, de acordo com a recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS). A doação de leite materno também é permitida.

A coordenadora estadual de imunização, Bárbara Pinheiro explica que as mulheres consideradas lactantes, são as que amamentam bebês de 0 a 24 meses, mas fica a critério do município estabelecer a prioridade na vacinação, sendo comorbidades ou período de amamentação.

“São consideradas lactantes, segundo o caderno de alimentação infantil do Ministério da Saúde, mulheres que amamentam bebês de 0 a 24 meses, podendo ser até mais. Ficando a critério do município estabelecer a prioridade para vacinação sendo comorbidades ou período de amamentação do mais recente para o mais tardio”, explicou.

Facebook
Veja também