Viagora

Mulheres quebram barreiras da masculinidade na sanfona em Teresina

Quando se trata da sanfona, ainda há certo estranhamento quando mulheres são avistadas tocando o instrumento.

Muitas mulheres estão adentrando no mercado musical, através dos cursos de sanfona oferecidos pelo Palácio da Música de Teresina desde 2014.

Isolda Dantas iniciou seus estudos na sanfona no Palácio da Música em 2021, já aposentada. Ela é um exemplo de paciência e mostra que nunca é tarde para realizar um sonho e iniciar uma nova jornada.

  • Foto: AscomMulheres adentram no mercado musical.Mulheres adentram no mercado musical.

“Minha família não deixava eu tocar sanfona por eu ser mulher, meu pai tocava pra sustentar a família e isso era encarado só como um trabalho, não como uma arte. Como existia um respeito enorme de filhos para com os pais, nunca me atrevi a tocar nos instrumentos dele. Hoje, estou aposentada e fazendo muitas coisas que não podia fazer por não ter tempo ou permissão. Eu tinha que trabalhar e sustentar a família, pois sempre fui provedora dela.”, conta Isolda Dantas.

Quando se trata da sanfona, ainda há certo estranhamento quando mulheres são avistadas tocando o instrumento. Mas a música, como toda forma de expressividade artística, existe para diminuir segregações físicas e ideológicas.

O Palácio da Música é mantido pela Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação de Cultura Monsenhor Chaves. Para saber sobre novas turmas, basta acessar o site fcmc.teresina.pi.gov.br ou seguir as redes sociais da Fundação Monsenhor Chaves e do Palácio da Música.

Facebook
Veja também