Piauí

Mulheres tiram maioria das notas máximas na redação do Enem 2019

Na edição anterior da prova, a porcentagem de mulheres com nota mil na redação do ENEM foi ainda maior.
  • DA REDAÇÃO
20/01/2020 18h26 - atualizado

Na última sexta-feira (17), a nota do Enem foi liberada aos alunos pelo INEP e o assunto mais comentado foi a nota das redações. Este ano foram 53 alunos com nota máxima, sendo 32 alunas mulheres.

O tema para o texto argumentativo deste ano foi a “Democratização ao acesso do cinema no Brasil”, o que deixou muito alunos e professores surpresos, como foi o caso de Nayra Delany de Amorim Alves, a única mulher que conseguiu a nota máxima no estado do Rio Grande do Norte.

Na edição anterior da prova, a porcentagem de mulheres com nota mil na redação do ENEM foi ainda maior. Segundo dados do INEP, órgão responsável pelo exame, das 55 provas “perfeitas”, 42 foram escritas por mulheres, ou seja, uma taxa 76%.

Como representante dessas 32 mulheres, Nayra conta que se sentiu privilegiada. “O fato da maioria das redações nota mil terem sido escritas por mulher me deixa muito orgulhosa, principalmente por eu ter sido a única do meu estado, Rio Grande do Norte. Foram três notas mil e eu fui a única mulher”. 

Para a estudante, as notas mostram a determinação das mulheres em lutar pelo avanço dos espaços femininos, que ainda é visto com preconceito.“Esse resultado no ENEM mostra um engajamento, um avanço e uma determinação por parte das mulheres a correr atrás do que elas querem em busca de uma faculdade, uma vaga".

Nayra conta que nem sempre teve essa aptidão para redação, sofria muito com a disciplina durante a escola. A estudante, de 18 anos, que presta para medicina, percebeu no cursinho que só com muito treino é possível ir bem na temida redação do ENEM. 

Além de fazer ao menos uma redação por semana, a estudante adotou alguma dicas que foram muito importantes na hora da prova. Para onde fosse, ela levava um caderno de anotações com vários temas e dicas sobre o que falar na redação. “Se o professor fala-se sobre cadeira, eu ia procurar coisa sobre a cadeira e fazer uma redação sobre ela”.


Fonte: R7

Mais na Web