Viagora

Muro de escola municipal está caído há mais de um mês e a secretária não toma providência

Além disso escola localizada no povoado Fátima do Piauí está praticamente abandonada pela administração.

Imagem: ReproduçãoClique para ampliarEscola Municipal de Fátima do Piauí etá com muro caído há mais de 30 dias.(Imagem:Reprodução)Escola Municipal de Fátima do Piauí etá com muro caído há mais de 30 dias.
Construída pelo ex-prefeito Abel de Barros Araújo a Escola Municipal Helvídio Nunes de Barros, localizada no povoado Fátima do Piauí, zona rural de Picos, está praticamente abandonada pela administração atual. Prova disso é que o muro lateral da unidade está caído há mais de um mês e nenhuma providência foi adotada pela secretária da Educação Luísa Maria Martins Rodrigues.

Com cinco salas de aula, a escola municipal Helvídio Nunes de Barros do povoado Fátima do Piauí funciona nos turnos da manhã, tarde e noite oferecendo o ensino fundamental I e II. São pouco mais de 200 alunos matriculados, a grande maioria residente na própria comunidade e o restante em localidades vizinhas.

A queda do muro tem causado preocupação nos pais dos alunos, haja vista que um enorme buraco formou-se na parede lateral que dar acesso a uma pista bastante movimentada. Como muitos dos alunos têm menos de doze anos de idade, o risco de acidente é constante, pois não existe como controlar a permanência deles dentro das dependências da unidade.

Após receber denúncias oriundas de pais de alunos, a reportagem do Jornal de Picos esteve in loco na escola e pôde constatar o descaso não somente com a lateral do muro, que está caído, mas com as dependências de uma forma geral.

Existe apenas um banheiro masculino e outro feminino para atender a demanda, pois outros dois que funcionavam anteriormente foram interditados e estão cheios de restos de material. Foi possível perceber também cadeiras empilhadas nos cantos e paredes sujas e com reboco caído. Existe ainda um pequeno bebedouro instalado no pátio central da escola onde as crianças bebem água.

O abandono da escola municipal do povoado Fátima do Piauí foi tema de debate na sessão da Câmara de Picos realizada na última quinta-feira, 12, oportunidade em que os vereadores da oposição cobraram providências da administração.

Uma professora que preferiu não se identificar com medo de represálias informou que a secretária municipal da Educação, Luísa Rodrigues, já tomou conhecimento dos problemas que a escola enfrenta, porém, até o momento não adotou nenhuma providência, nem mesmo mandar tapar o buraco da lateral do muro da escola que está caído há mais de um mês.

Três vigilantes são contratados para fazer a segurança da escola do povoado Fátima do Piauí, no entanto, no momento em que a Reportagem do Jornal de Picos esteve lá nenhum deles se encontrava presente. A Unidade Municipal Helvídio Nunes de Barros conta também com duas diretoras, uma no período diurno e outra no noturno, e ambas ocupam o cargo por indicação política.
Facebook
Veja também