Viagora

"Não vou fugir de nenhum debate", diz pré-candidato Dr. Pessoa

Doutor Pessoa também afirmou estar satisfeito com o bom desempenho do seu nome nas últimas pesquisas em Teresina.

O pré-candidato à prefeitura de Teresina pelo MDB, Doutor Pessoa esteve na redação do Viagora e falou sobre eleições, apoio do partido e preparação para futura campanha, dentre outros assuntos.

Durante a conversa, Doutor Pessoa revelou estar satisfeito com o bom desempenho do seu nome como pré-candidato nas pesquisas. “Essa atitude de avalição em relação a porcentagem, estatisticamente falando do meu perfil eleitoral, isso já vem sustentando desde 2016, ou antes disso. É porque o povo sabe que o Dr. Pessoa, além do coração bom, é capaz de fazer a coisa diferente do que aí está”, revelou.

  • Foto: Jusselino Paulino/ViagoraPré-candidato a prefeito de Teresina, Doutor PessoaPré-candidato a prefeito de Teresina, Doutor Pessoa

Viagora: O senhor se considera preparado para as eleições de 2020? Por que? 

Dr. Pessoa: Olha, eu fui preparado. Sete irmãos comigo, até 15 anos analfabeto. Administrei minha vida sem nenhum tropeço. Do analfabetismo, de 15 anos à médico e professor dos médicos, bem administrado. Nunca botei o pé na lama, na coisa pública nem na coisa particular. Então, o cidadão que sabe cuidar de gente, sabe também cuidar da administração pública. Quando o paciente se depara comigo, eu pego a história do paciente, a história familiar, os exames complementares, o diagnóstico e levo para sala de cirurgia para operar. Eu estou preparado para fazer uma caminhada desta natureza, pois a minha própria história diz isso. Mas é só o Dr. Pessoa? É não. Eu vou trabalhar com equipes, desde a comunicação, desde as políticas públicas, desde o desenvolvimento da cidade integrado com o desenvolvimento regional, pessoas das universidades, professores públicos, professores universitários, cidadão competente, outros que tenham capacidade além do mais, não aceito ninguém com o objetivo de meter a mão na coisa pública. Não é só desenvolvimento econômico e social, meu olhar mais forte é para o social, mas sem o desenvolvimento econômico o social fica difícil. Então eu estou preparadíssimo para gerenciar com uma equipe que nós vamos construir, que nós já estamos construindo, já tem uma equipe no campo já trabalhando.

Viagora: Robert Rios está confirmado como seu vice na chapa ?

Dr. Pessoa: Só sairá do meu grupo político, o Robert Rios, só se ele quiser. Não tem ninguém que substitua o Robert Rios na pré-candidatura de vice-prefeito de Teresina. Há não ser se ele disser ‘eu não quero’, aí é outra coisa. Mas ninguém aqui da terra substituirá ele nesta chapa, Dr. Pessoa e Robert Rios para engradecer, mas ainda na administração pública aqui da cidade.

Viagora: O vereador Luiz Lobão também está apoiando a sua pré-candidatura?

Dr. Pessoa: O Luiz Lobão é meu colega médico, e nunca tivemos diferenças, nem querelas nenhuma. Toda vez que nós nos encontramos a gente conversa, e tem uma conversa mais ou menos pré-agendada no início do mês de fevereiro, eu e o dr. Luiz Lobão. Mas eu quero deixar para essa conversação mais aprofundada, o meu querido amigo, presidente da Assembleia Legislativa, Themístoles Filho, e o meu outro querido amigo, médico, professor e senador, Marcelo Castro.

Viagora: O senhor está se sentindo acolhido pelo MDB, como que está sendo esse apoio?

Dr. Pessoa: Eu sou um homem determinado, eu lembro bem da minha vida quando eu ia fazer a prova de um concurso, e foram muitos que tive êxito, se era daqui a 60 dias, eu botava na minha cabeça que era daqui a 30 dias, me precavendo, sou muito precavido. O chamamento maior que faço é para discutir os problemas que são muitos da cidade de Teresina, para a gente já começar a montar o plano de governo com tudo formatado, com tudo organizado. Tanto na inovação, como criar, como melhorar o que ainda não foi feito, que não foi consultado com o povo. Esse é o perfil nosso, não temos o perfil de desmanchar, mas se o povo disser que tem que melhorar, nós vamos. Nós vamos dialogar com o povo, com o povo de Teresina. Mas o nosso olhar é melhorar e dar uma roupagem diferente desses 30 anos que esse poder executivo está aí em Teresina e esse clamor do povo.

Viagora: Como o senhor pretende fazer essa campanha? É corpo a corpo mesmo, o senhor também pretende participar de debates?

Dr. Pessoa: Eu estou falando como pré-candidato. Olha eu não sou mais criança. Eu tenho 73 anos, um cidadão que fez hoje (dia da entrevista) mais de 12 cirurgias e atendeu umas 40 pessoas. Então eu estou com energia para ir, para andar para participar, para discutir. Só se Deus me tirar de tempo, não vou fugir de nenhum debate, porque é minha característica. Tem alguns que questionam ainda ‘será que não vai no debate? ’, nem estão me aconselhando disso, que eu não obedeço. Eu gosto que você veja meu rosto, na hora que vou pedir o voto eu boto minha cara, eu mostro meu rosto. Aí na hora do povo me ouvir, lógico, eles estão aí, alguém questionado por que eu fui preparado para cuidar de vidas, fui preparado para atender as pessoas, não fui preparado para fazer discurso na ONU. Mas eu estou melhorando, e mesmo que não esteja, eu não fujo, como diz o dizer popular, da raia. Estou pronto para a discursão, para o debate da cidade de Teresina.

  • Foto: Lucas Klisman/ViagoraDoutor Pessoa fala sobre o apoio do partidoDoutor Pessoa fala sobre o apoio do partido

Viagora: O que o senhor acha que poderia ser melhorado na área da saúde na capital?

Dr. Pessoa: É uma falta de vergonha total, com o doente, um ano e oito meses de espera para ser atendido, muita das vezes morre nos corredores dos hospitais. Às vezes morre nos corredores, ou às vezes são internados nos corredores, a resolutividade é ruim. Tem mais discurso de televisão, de meio de comunicação do que de realização. Mas também só no tempo certo eu vou dizer essa imagem positiva na educação de Teresina eu grande parte é maquiada. Não só na educação, mas em outras partes da administração muitas delas são maquiadas através de informações e institutos falsos. Na eleição passada de Teresina, que eu tirei 40%, teve instituto de pesquisa que faltando 10 dias, 8 dias, que eu tinha só 20% e eu tirei 40. Que erro é esse? Que defasagem é essa daqui? A moçada aqui é pesada, pesada porque querem continuar nas tetas da vacas para engordar seu rebanho. Mas são discursos mais lá para a frente. É uma vergonha também o saneamento básico daqui, em torno de 20% quase todas as doenças existentes têm uma relação com o saneamento básico. Não se faz saúde sem saneamento. Nós vamos concertar essa falta de capacidade administrativa, que eles acham que ‘aposto que o Dr. Pessoa é um tolo’, não vai ser não, não sou. 

Viagora: O senhor acha que a demora de Firmino Filho (PSDB) para indicar um nome é uma estratégia?

Dr. Pessoa: Olha, do PSDB eu quero que eles fiquem se debatendo entre eles. Eu quero cuidar do meu MDB, do Marcelo Castro, do Themistocles Filho, da coligação minha com o Robert Rios, o PSB, e outro. Agora lá, se vai ser A ou B, eu não tenho escolha, pode eles escolherem lá e vim debater com o Dr. Pessoa. Isso é que eu quero. 

Viagora:  E as coligações para as chapas majoritárias?

Dr. Pessoa: Eu sei cuidar de gente, eu sei cuidar de votos. Essa parte aí é o Marcelo Castro, é o Themistocles Filho, é o Jeová Alencar, outros do MDB; o meu grande amigo João Henrique.

  • Foto: Lucas Klisman/ViagoraPré-candidato afirma que Robert Rios será o vice na chapaPré-candidato afirma que Robert Rios será o vice na chapa

Viagora: Como o senhor avalia o seu nome como pré-candidato nas últimas pesquisas?

 Dr. Pessoa: Deus e o povo. Não saiu de Deus e o povo. Deus, porque eu tenho muita fé, não dou um passe sem obedecer às leis divinas, sou pecador, mas não intencionalmente, eu procuro sempre não pecar. Portanto, essa atitude de avalição em relação a porcentagem, estatisticamente falando do meu perfil eleitoral, isso já vem sustentando desde 2016, ou antes disso. É porque o povo sabe que o Dr. Pessoa, além do coração bom, é capaz de fazer a coisa diferente do que aí está. É por isso que vem mantendo, é por isso que eles ficam incomodados com o Dr. Pessoa, porque eu não vou deixar roubar, uma equipe eficiente, capaz de fazer muito mais que esses 30 anos de outras administrações, então esse é o desejo nosso, e Deus está sabendo disso. Eu não vou vir para desviar o dinheiro, o poder para locupletar a mim e nem a quem estiver comigo deixando milhares de famílias, de cidadãos que não tem aonde nem dormir, nem se alimentar, e muito menos ter escola de qualidade. Nós vamos avançar e muito nas escolas de tempo integral dando dignidade às pessoas humildes, principalmente as pessoas mais vulneráveis. Não se faz segurança se não tiver organização na família, se não tiver escola de boa qualidade, se não tiver fé. Na minha visão essas são as coisas principais a fazer, e nós recheados de amor para fazer essas coisas e mais outras. 

Viagora: O que a população pode esperar do Dr. Pessoa nessa pré-campanha?

Dr.Pessoa: Muita garra, muita determinação muito amor, que é meu forte. Não quero ir para os xingamentos, mas se for necessário eu confronto com qualquer um deles. Não é meu estilo, meu estilo é de paz, amor, etc., mas se quiserem continuar a denegrir minha imagem vão encontrar um leão, e não tenho medo de bando qualquer que venha querer me afrontar. Nenhum, nem aqueles que tão atrepados em árvores e nem aqueles que estão rastejando como cobra. O Dr. Pessoa não vai para esse campo, mas se houver necessidade eu vou confrontar.

Confira abaixo trechos da entrevista em vídeo:

Facebook
Veja também