Viagora

Natan Portela será a 1ª Unidade Respiratória de Tratamento do Piauí

De acordo com a Sesapi, o Centro de Terapia Intensiva terá 20 leitos de pressão negativa e o hospital 120 leitos entre UTI e enfermarias.

Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) informou que o Instituto de Doenças Tropicais Natan Portela (IDTNP) será a primeira Unidade Respiratória de Tratamento Intensivo do Estado do Piauí.

De acordo com a Sesapi, isso será possível após a reforma para a ampliação da unidade que tem previsão para ser concluída até o fim desde ano. Até o momento, já foram reformadas duas UTIs, setor de pressão negativa e foi feito um prédio anexo para abrigar todos os setores administrativos do hospital, que saíram do prédio principal.

  • Foto: Divulgação/Governo do PiauíNatan Portela será a 1ª Unidade Respiratória de Tratamento do PiauíNatan Portela será a 1ª Unidade Respiratória de Tratamento do Piauí

Segundo o diretor do hospital, José Noronha, estão sendo abertas ainda novas enfermarias na unidade, e a previsão é que até o fim do mês seja possível a entrega de um Centro de Terapia Intensiva de 20 leitos.

 “Estamos também em obras para a abertura de 6 blocos de enfermaria, desses 02 de pressão negativa; até o fim do mês vamos entregar um Centro de Terapia Intensiva de 20 leitos. Com essa obra, será possível ampliar a UTI que já existe passando de sete para dez leitos”, comenta o diretor.

Ainda segundo José Noronha, as enfermarias antigas vão passar também por reformas. “Em agosto ou setembro vamos ter 30 leitos de UTI e 72 leitos de enfermaria totalizando 102 leitos em todo o hospital, obedecendo às normas técnicas dos serviços de saúde. Esses leitos vão rede de gases e canalização embutida e numa necessidade o hospital todo pode ser transformado em UTI”, explica Noronha.

Facebook
Veja também