Viagora

No Piauí, novo coronavírus evolui de forma lenta

De acordo com os boletins, Teresina é a capital nordestina com menos casos confirmados do novo coronavírus.

Mesmo com a grande quantidade de casos confirmados da Covid-19, o Brasil segue com a taxa de mortalidade diária inferior da doença se comparado com outros países, é o que mostra o levantamento divulgado pelo Ministério da Saúde desde o dia 26 de fevereiro, quando o país registrou o primeiro caso de coronavírus, até esta quarta-feira 8 de abril.

Os boletins divulgados pelo Ministério da Saúde mostram que a primeira morte por coronavírus foi registrada no dia 17 de março, 20 dias depois do primeiro caso de infecção no país. A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) divulgou uma previsão informando que até o final da primeira semana do mês de abril cerca de 5.571 pessoas deveriam morrer por conta da doença. Seria necessário que ocorressem quase 5 mil mortes até o dia 6 de abril para que a previsão fosse concretizada.

No entanto, os dados mostram que na primeira semana de abril o número de mortes oscilou entre 60 e 100 confirmadas, totalizando 667 óbitos em todo o país até essa terça-feira (7), quando o último boletim foi divulgado, sendo um número bem abaixo do estipulado pela Abin.

Atualmente os Estados Unidos lideram o ranking de mortalidade pela doença, tendo mais de mil novas mortes por dia, em seguida vem a Espanha com cerca de 700 mortes diárias.

No Piauí a taxa de mortalidade também tem se mostrado inferior em relação à outras regiões do Brasil, sendo Teresina a capital nordestina com menos casos confirmados de coronavírus. A primeira morte por Covid-19 aconteceu no dia 27 de março, na mesma semana outras três foram confirmadas e somente após 8 dias ocorreu a quinta morte, nessa terça-feira, conforme a Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi).

De acordo com cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachisettes (MIT), nos Estados Unidos, as comunidades que vivem em locais mais quentes podem ter vantagem comparativa para retardar a transmissão do vírus, isso poderia explicar o desenvolvimento mais lento da doença no estado. O último boletim da Sesapi informou que agora o Piauí tem 31 casos confirmados e outros 211 suspeitos, contabilizando 5 mortes por coronavírus.

Facebook
Veja também