Viagora

Nova Carteira de Habilitação terá formato de cartão inteligente

O novo modelo tornará o documento mais seguro, resistente e moderno.

Um novo modelo de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) em formato de cartão inteligente foi lançado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran). De acordo com o projeto, a mudança deve deixar a CNH mais moderna, segura e resistente. O documento passará a ser impresso em um cartão plástico, com um chip de identificação.

  • Foto: Ministério das CidadesFrente e verso da nova Carteira de Habilitação.Frente e verso da nova Carteira Nacional de Habilitação.

De acordo com Alexandre Baldy, ministro das cidades, o novo modelo irá possibilitar a integração com outros países, aumentará a segurança e durabilidade e também vai reduzir a ocorrência de fraudes. O novo modelo se assemelha a um cartão de crédito, com gravação a laser dos dados e com chip.

Os órgão e departamentos de trânsito do Brasil tem até o dia 1º de janeiro de 2019 para se adequar e adotar o novo modelo de CNH. As chaves de acesso aos dados gravados no chip serão controladas pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), que também  poderá permitir que outras entidades tenham acesso a algumas informações gravadas no chip.

Mais conteúdo sobre:

Ministério das Cidades

Facebook
Veja também