Viagora

Novas regras da Lei Seca reduz número de atendimentos a acidentados no HUT

O número de atendimentos de acidentados caiu 10%.

Com a implementação de normas mais rígidas à Lei Seca e a intensificação da fiscalização, o numero de atendimentos a acidentados no trânsito diminuiu no Hospital de Urgência de Teresina Prof. Zenon Rocha. Em relação ao ano anterior, foi registrada uma queda de 10% nos atendimentos relacionados a acidentes de trânsito já no primeiro mês de funcionamento da Lei.

A partir das novas regras foi estabelecida a “tolerância zero” à ingestão de qualquer quantidade de bebida alcoólica, além da duplicação do valor da multa, que era de R$ 957 e saltou para R$ 1915, e permissão para uso de vídeo como prova da embriaguez, incorrendo a outras sanções mais rigorosas aos motoristas.

A Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans) tem realizado ações de fiscalização denominada Piauí Vidas em parceria com o Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM), Rondas Ostensivas de Naturezas Especiais (RONE) e Batalhão de Policiamento Rodoviário Estadual (BPRE).

De acordo com o superintendente da Strans, Pang Yen Hsiao, a união de forças tem sido o diferencial dessas operações que têm salvado muitas vidas. “Unimos as forças para reduzir os acidentes de trânsito e preservar vidas. Essas blitzes estão realizadas em todos os bairros da cidade e todos os dias da semana, com isso estamos conseguindo salvas muitas pessoas”, acrescentou.

Pang acredita que com a realização dessas ações muitas pessoas mudarão de comportamento no trânsito e conseqüentemente os acidentes irão reduzir. “Com certeza nos próximos meses os números de acidentados no HUT irão reduzir ainda mais. Continuaremos trabalhando para oferecer para a nossa cidade um trânsito mais seguro”, finalizou.

No HUT, destaca-se na redução, o numero de atendimentos a vítimas de acidentes com carros que sofreu uma queda de 23,58% em fevereiro de 2013, comparado a 2012. No mesmo período, o atendimento a acidentados relacionados a motos minorou em cerca de 6%. Em índices gerais o hospital apresentou uma retração de 10% em janeiro, e 3,15% em fevereiro devido ao agravamento do período de festas de Carnaval.

O diretor-geral do HUT, Gilberto Albuquerque, destaca a importância da fiscalização, e, ressalta ainda, a necessidade de se realizar campanhas sócio-educativas permanentes de educação no trânsito. Concluindo que, “para uma redução efetiva e constante dos acidentes, é preciso que as ações sejam permanentes, devendo, portanto, alem de fazer-se cumprir as normas da Lei, construir uma cultura de educação cotidiana e ampla”.

Facebook
Veja também