Viagora

Novo lote da vacina Janssen chega ao Piauí neste sábado

A vacina da Janssen traz uma vantagem importante, ao contrário dos outros imunizantes já em uso, ela precisa de apenas uma dose para a imunização completa.

Na tarde deste sábado (03), o estado do Piauí recebe a segunda remessa de vacinas da Janssen, com 27.250 doses do imunizante. A remessa está prevista para desembarcar no aeroporto Petrônio Portela.

Ainda neste sábado, chegam ao Piauí 19.890 doses da Pfizer e 42.250 vacinas AstraZeneca. Todos os municípios do Piauí vão receber doses da Janssen e os demais imunizante.

Conforme o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, a vacina será aplicada o mais rápido possível. "Mais um lote desta vacina que só precisa de uma dose chega ao nosso estado e nos ajuda a imunizar com mais celeridade a nossa população. Pedimos aos municípios que assim que receberem, estas doses, apliquem o mais rápido possível" disse.

Além de ter se mostrado segura e eficaz e ter a aprovação emergencial da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) desde o final de março, a vacina da farmacêutica Jhonson & Jhonson, traz uma vantagem importante, ao contrário dos outros imunizantes já em uso, ela precisa de apenas uma dose para a imunização completa.

"Isso amplia o número de pessoas que pode ser protegida e facilita todo o processo, uma vez que não há necessidade de voltar ao posto de saúde após algumas semanas para completar o esquema vacinal. Porém, aqueles que já tomaram as doses das outra vacinas que precisam de duas necessitam voltar aos postos de saúde nas datas estabelecidos pelos municípios e completar seu esquema" lembra o gestor.

As vacinas da Janssen e da Pfizer serão distribuídas de acordo com a resolução da Comissão Intergestora Bipartite. Sendo 50% para a população em geral de 18 a 59 anos, não contempladas nos demais grupos, 30% para pessoas com comorbidades, deficiência permanente, gestantes e puérperas com comorbidades e também para 20% dos serviços essenciais escolhidos pelos conselhos municipais de saúde.

Já as doses da vacina FioCruz, a AstraZenca serão utilizadas para a segunda dose de 6% do grupo de 60 a 64 anos contemplado na pauta 16-A e para 7,3% do público com comorbidades e pessoas com deficiência permanente inseridas também na pauta 16-A.

“É de suma importância que a população possa completar o seu ciclo de imunização tomando a segunda dose. Por isso pedimos a você que na data marcada volte ao posto de vacina, ou ao local determinado pelo seu município e tome o seu reforço, só assim conseguimos vencer a pandemia da Covid-19”, esclareceu.

O voo com as doses da vacina Fiocruz/AstraZeneca está previsto para aterrissar às 12h15 e o que transporta as vacinas Janssen e Pfzier tem previsão de chegada em Teresina, às 15h35.

Facebook
Veja também