Viagora

Novo Plano Diretor desburocratizará a abertura de novos negócios

De acordo com o assessor de coordenação da SEMPLAN, as regras atuais de abertura de um empreendimento em Teresina seguem um padrão da legislação que foi criado em 2006.

Em Teresina ainda é adotado um modelo que impede certos empreendimentos em áreas residenciais, mas isso irá mudar com a aprovação do novo Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT), sancionado pelo Prefeito Firmino Filho em dezembro e que passará a valer a partir de junho.

De acordo com André Galvão, assessor de coordenação da SEMPLAN, as regras atuais de abertura de um empreendimento em Teresina seguem um padrão da legislação que foi criado em 2006, mas o novo PDOT abrirá os horizontes para novos empreendimentos.

“Com o novo plano diretor, estaremos abrindo um leque de novas empresas em áreas que não eram permitidas, mesmo elas sendo compatíveis neste tipo de localização. Ou seja, este novo modelo não é mais restritivo”, explica André.

A partir de junho, os empreendimentos do seguimento de comércio e serviços podem ser colocados em áreas residenciais dependendo do impacto que causarão na vizinhança, sendo analisado cada caso. Assim, se o tipo de negócio não gerar grandes transtornos em área residencial, será autorizado.

Facebook
Veja também