Viagora

Número de doações de órgãos duplicam no primeiro semestre no HGV

Número poderia ser mais alto, já que 70% das famílias recusam o procedimento.

O Hospital Getúlio Vargas (HGV), por meio da Organização de Procura de Órgãos (OPO), informou que duplicou o número de doações no primeiro semestre de 2017, apesar de ainda haver muita negativa por parte das famílias.


  • Central de TransplantesEm 2016, a média de doações era de cinco por mês. Nesse primeiro semestre de 2017, houve um aumento significativo, passando para 10 doações por mês. Segundo o vice-coordenador da OPO, Gilson Cantuário, o número poderia ser maior e que o problema da recusa ainda é cultural.

“O número de doações ainda é baixo, por isso, estamos investindo na divulgação para que haja sensibilização das famílias em doar o órgão do parente falecido. Esse simples gesto, pode salvar muitas vidas”, destaca o vice-coordenador.

Segundo Gilson, a negativa das famílias ainda é muito alta, chega a mais de 70%. “Muitas vezes as crenças são o empecilho. É importante esclarecer que, depois de diagnosticada a morte cerebral, não há como reverter o caso”, explica Gilson.

Ele destaca que é preciso falar sobre a morte. “A doação de uma pessoa pode salvar mais de oito. Por mais doloroso que seja, é preciso conversar em casa, expressar o desejo de doar seus órgãos. É um ato lindo que possibilita a manutenção da vida de outras pessoas”, declara Cantuário.

Facebook
Veja também