Viagora

Número de vagas de empregos em Uberlândia deve cair, segundo Sine

Em 2013, Uberlândia ficou entre as 50 cidades que mais contrataram.

O levantamento feito pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), mostrou que Uberlândia está entre as 50 cidades brasileiras que mais contrataram em 2013. Dos 6.049 novos postos de trabalho criados na cidade no ano passado, 40% foram para o setor de serviços. Porém a previsão é de queda no número de empregos formais no ano de 2014, e o motivo pode ser a Copa do Mundo.

Em todo o Estado foram gerados 88,4 mil empregos com carteira assinada, um crescimento de 2,13% em relação ao ano anterior. Segundo a coordenadora do Sistema Nacional de Emprego (Sine) em Uberlândia, Maria de Lourdes Rosa, o desempenho da cidade só não foi melhor por causa do mês de dezembro, quando houve redução de mais de 1,5 mil postos de trabalho. “Por razões sazonais, como a entressafra, término das férias e das contratações dos trabalhadores temporários, isso acionou muitas demissões”, explicou.

Este ano já foram abertas no Sine mais de 2,6 mil vagas. Mas segundo a coordenadora, a geração de empregos em 2014 deve ficar abaixo da média. “Devido ser um ano de Copa e também de eleições, isso pode comprometer o trabalho formal. Sendo que os dois eventos geram muitos trabalhos informais”, disse.

O repositor Leonardo de Faria conseguiu o emprego através do Sine. O jovem estava desempregado há quase um ano. Segundo ele, ficar sem trabalhar foi muito difícil. “Se manter sem uma carteira assinada hoje em dia é muito complicado”, disse.
Mais conteúdo sobre:

Uber

Facebook
Veja também