Viagora

“O PDT tem que se modificar”, diz Flávio Nogueira sobre suspensão

O deputado sofreu suspensão após votar a favor da reforma da Previdência, contrariando a recomendação do diretório nacional do partido.

No último dia 10 de julho, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou em 1º turno a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 6/19, que trata sobre a reforma da Previdência, com 379 votos a favor e 131 contra.

Ainda antes da pauta chegar ao plenário, os partidos de oposição ao governo de Jair Bolsonaro (PT, PDT, PSOL, Rede, PSB e PCdoB) fecharam contra a PEC e recomendaram que todos os seus parlamentares votassem não à reforma da Previdência proposta pelo Executivo.

Mesmo com a recomendação das legendas, 19 deputados da oposição votaram a favor da proposta, incluindo os piauienses Átila Lira (PSB) e Flávio Nogueira (PDT). Após a conclusão da votação em 1º turno, as legendas anunciaram sanções e suspenderam os parlamentares que se posicionaram contrários à recomendação do diretório.

Em entrevista à TV Cidade Verde, o deputado Flávio Nogueira afirmou que a suspensão do partido, pelo qual já tem 20 anos de filiação e disputou várias eleições, lhe chateia moralmente.

  • Foto: Divulgação/Câmara dos DeputadosDeputado Flávio Nogueira (PDT).Deputado Flávio Nogueira (PDT).

“Eu soube que estou suspenso das minhas atividades partidárias, não das parlamentares. Eu estava viajando para o exterior e foi minha assessoria que recebeu a comunicação. Eu tenho que receber pessoalmente, mas já estou preparando a defesa com um advogado”, disse.

O parlamentar ainda criticou a posição do partido, que teria fechado contra a PEC antes mesmo do início das discussões na Câmara. “Numa votação dessa, numa PEC, em que você vai ter a oportunidade de, durante meses, debater e modificar, como é que você pode fazer isso? Nem se tinha começado o debate e o partido já tinha fechado a questão. É como se enquadrasse logo: você não discute, porque nós fechamos questão”, afirmou.

Mesmo insatisfeito com a suspensão, Flávio Nogueira disse que, por opção pessoal, permanece no partido e que a legenda deve se adequar às necessidades e discussões do Congresso. “Eu vou manter meu voto [na reforma], não tem mais como voltar atrás, mas todos os oito deputados querem ficar no partido. O PDT tem que se modificar, não pode colocar a bancada federal em segundo turno”, informou.

Apesar da sanção, o deputado revelou que não se considera um parlamentar da base governista, mas criticou o que chamou de “falta de diálogo da oposição com o governo”. “O partido deveria pontuar as questões, apresentar as emendas. Qual o mal que tem a oposição em dialogar com o governo, numa crise como a que estamos?”, comentou.

Facebook
Veja também