Viagora

OAB realiza audiência pública para debater ocupação no Dirceu

No mês passado, as famílias do local foram despejadas pela Polícia Militar. Casas no local foram destruídas.

A OAB-PI vai sediar uma audiência pública para dar continuidade às discussões sobre a Ocupação Anselmo Dias, localizada na região do Grande Dirceu, em Teresina. A audiência está marcada para a próxima terça-feira (13), a partir das 11h.

No mês passado, as famílias do local foram despejadas pela Polícia Militar, que destruiu todas as casas da Ocupação. A Câmara de Vereadores de Teresina discutiu as medidas a serem tomadas em relação a essas famílias nessa quarta-feira (07).

Em entrevista ao Viagora, a vereadora Teresa Britto, que presidiu a audiência, lamentou o despejo dos ocupantes e disse que os então moradores chegaram a fazer empréstimos para construírem as casas e hoje encontram-se morando em abrigos, em casa de parentes e sem condições de pagar aluguel.

  • Foto: AscomVereadora Teresa BrittoVereadora Teresa Britto.

Teresa Britto atestou a presença da Prefeitura de Teresina, do Ministério Público e da Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Piauí, durante as discussões, mas reclamou da ausência de representantes do Governo do Piauí no debate.

Segundo a vereadora, nem mesmo funcionários do Instituto de Terras do Piauí estavam presentes. Ela afirma que a Justiça solicitou ao INTERPI que fornecesse informações sobre a propriedade da área, ou seja, a quem pertence as terras.

Os vereadores solicitaram que, caso o Governo do Estado não comprove posse do terreno, que a Prefeitura de Teresina decrete a área como sendo de interesse social, além de que seja feito o ressarcimento de gastos que as famílias tiveram na construção das casas, e que haja a realocação das pessoas para um residencial na zona sudeste da capital.

Facebook
Veja também