Viagora

Obra do Mercado do Produtor de Picos está há 7 anos parada

Iniciada em abril de 2012 a obra de construção do Mercado do Produtor de Picos nunca foi concluída e hoje se encontra totalmente abandonada.

Iniciada em abril de 2012 na gestão do então governador Wilson Martins (PSB), a obra de construção do Mercado do Produtor de Picos nunca foi concluída. Hoje se encontra totalmente abandonada e sem qualquer previsão de quando será retomada.

Orçada inicialmente em mais de 4 milhões de reais, com recursos oriundos do Governo do Estado do Piauí e da Prefeitura de Picos, a obra do Mercado do Produtor já deveria ter sido concluída há muito tempo. Porém, após várias paralisações, o serviço nunca foi terminado e atualmente o local se encontra em total abandono e tomado pelo mato.

  • Foto: José Maria BarrosObra de construção do Mercado do Produtor de Picos.Obra de construção do Mercado do Produtor de Picos.

    
Faz mais de um ano que a empresa Múltipla Engenharia Indústria e Comércio, contratada para execução do serviço, abandonou o canteiro de obras, retirou os equipamentos e dispensou os operários. Até mesmo o vigilante foi demitido e os tapumes que cercavam o prédio inacabado já se deterioraram, facilitando a entrada de vândalos e de usuários de drogas.

Localizado na rua 1º de maio, no bairro Boa Sorte, o Mercado do Produtor de Picos, quando concluído, contará com blocos de carnes e de frutas, além de espaço para abrigar os ambulantes que ocupam as praças de Picos, principalmente a Justino Luz, onde funciona a chamada Feira da Sulanca.

  • Foto: José Maria BarrosObra de construção do Mercado do Produtor de Picos.Obra de construção do Mercado do Produtor de Picos.

Segundo o projeto original, somente o bloco de carnes e frios do Mercado do Produtor contará com 68 boxes, com câmaras frias, balcões com granitos, pias para cada boxe num espaço planejado para as atividades dos comerciantes e açougueiros.

Quando concluído o bloco de carnes e fritos, o espaço vai abrigar todos os trabalhadores do Açougue Público Municipal de Picos, que funciona em um prédio localizado na Avenida Getúlio Vargas, centro, a mais importante da cidade.

Atraso nos repasses
    
Devido aos constantes atrasos nos repasses por parte do governo do estado, a construtora responsável pela execução da obra paralisou o serviço por várias vezes. Há mais de um ano a Múltipla Engenharia Comércio e Indústria deixou completamente o canteiro de obras, hoje em completo abandono.

Em 2017 o prefeito de Picos, Padre José Walmir de Lima (PT), chegou a anunciar a transferência do Açougue Público Municipal para o Mercado do Produtor. Porém, quase dois anos depois da promessa feita nada disso aconteceu, tudo continua como antes.

Nova promessa

Após audiência com o governador Wellington Dias (PT) na última quinta-feira, 4, o prefeito Padre Walmir (PT) anunciou que havia conseguido a retomada das obras que estão paralisadas em Picos, dentre elas o Mercado do Produtor. 

*Publicado originalmente pelo Informa Picos.

Mais conteúdo sobre:

Picos

Piauí

Facebook
Veja também