Viagora

Ônibus retornam parcialmente em Teresina na próxima segunda

O presidente do Sintetro, Ajuri Dias, informou que apesar do retorno parcial às ruas, os motoristas e cobradores permanecem de greve.

Nessa quinta-feira, 2 de julho, o Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Transportes Rodoviários do Estado do Piauí (Sintetro) divulgou uma nota informando que a categoria permanece de greve em Teresina, mas que o transporte coletivo na capital será retomado parcialmente a partir da próxima segunda-feira (6).

  • Foto: Divulgação/Prefeitura de TeresinaStrans fará alterações na frota dos ônibus durante o CarnavalÔnibus voltarão a circular em Teresina parcialmente na segunda-feira (6).

Segundo a nota divulgada, ainda na segunda-feira haverá uma assembleia com motoristas e cobradores para discutir a proposta feita pelo Ministério Público do Trabalho (MPT), para que 70% da frota que estava rodando antes da greve volte às ruas nos horários de pico e 30% nos demais horários.

O comunicado menciona ainda que os profissionais só pretendem retornar em totalidade caso haja o reajuste salarial, a manutenção do plano de saúde e do ticket alimentação, assim como uma elaboração de um protocolo de segurança sanitária, com distribuição de EPIs e álcool gel, como forma de prevenir a infecção pelo novo coronavírus.

  • Foto: Divulgação/SintetroComunicado divulgado pelo Sintetro.Comunicado divulgado pelo Sintetro.

Procurado pelo Viagora, o presidente do Sintetro, Ajuri Dias, limitou-se a dizer que o retorno parcial está confirmado, segundo menciona a proposta do MPT, para a próxima segunda-feira na capital piauiense.

O percentual de retorno do transporte coletivo às ruas é relativo ao número total da frota que já estava rodando no período de quarentena, quando perdurava o decreto do prefeito Firmino Filho que reduziu a frota de ônibus, como forma de incentivar o isolamento social para combater o coronavírus.

O coordenador técnico do Sindicato das Empresas de Transportes Urbanos de Passageiros de Teresina (Setut), Vinícius Rufino, informou que os empresários do setor vão acatar a decisão do Ministério Público do Trabalho (MPT) e as ordens de serviço que forem emitidas pela Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (Strans).

A Strans ainda não divulgou os itinerários que serão seguidos pelas linhas que voltarão às ruas na segunda-feira (6).

Facebook
Veja também