Viagora

Parnaíba tem nova unidade hospitalar para tratamento da Covid-19

Segundo a Sesapi, foram instalados 20 leitos clínicos e 10 UTIs exclusivas para o tratamento da doença.

O Governo do Piauí, através da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), abriu uma nova unidade hospitalar na cidade de Parnaíba, com o objetivo de ampliar as ações de combate a pandemia da Covid-19.

A partir desta segunda-feira (12), o município passa a contar com o Hospital Nossa Senhora de Fátima, para atendimento a pacientes com o novo coronavírus.

De acordo com a Sesapi, foram instalados 20 leitos clínicos e 10 UTIs exclusivas para o tratamento da doença. A unidade de saúde é mais um anexo do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (HEDA).

O secretário de estado da saúde, Florentino Neto, destacou que o governo já vem trabalhando em ações no combate ao vírus na cidade de Parnaíba e que a transferência de pacientes para a nova unidade hospitalar já iniciou na noite desse domingo (11).

"Desde o começo da pandemia o Governo do Estado vem fazendo diversas ações de enfrentamento à doença em Parnaíba. Implantamos o programa Busca Ativa, instalamos barreiras sanitárias, reforçamos os leitos no HEDA, e abrimos a Promédica. Agora a população conta com mais 30 leitos no Hospital Nossa Senhora de Fátima. A transferência de pacientes para a unidade de saúde já começou na noite deste domingo (11)", afirmou.

Ainda segundo a Sesapi, para a abertura do hospital, foi realizada a instalação de um tanque de oxigênio que permite um reforço na estrutura da unidade.

 Agora a população de Parnaíba e do território litorâneo do Piauí, conta a partir de hoje com três unidades de saúde voltadas ao tratamento da Covid-19, são elas: Hospital Dirceu Arcoverde, contemplado com 59 leitos clínicos e 28 UTIs; Hospital Promédica, anexo I do HEDA, com 59 leitos clínicos e dois leitos de estabilização e o Hospital Nossa Senhora de Fátima com mais 20 leitos clínicos e 10 Unidades de Terapia Intensiva.

O Piauí conta hoje com 471 leitos de Unidade de Terapia Intensiva. O número já superou o total de leitos de UTI existente no pico da primeira onda da pandemia, em agosto de 2020, quando haviam 460 unidades instaladas. Os leitos clínicos disponibilizados para pacientes com a doença são maiores, desde o início da pandemia. Atualmente, são 1.036 leitos, contra 1.034 na primeira onda, no ano passado.

Facebook
Veja também