Viagora

Período chuvoso atípico em Teresina já dura seis meses

De dezembro de 2018 a 30 de abril deste ano choveu 1.576 mm, enquanto no mesmo período do ano passado choveu 1.194 mm.

Teresina passa por um período atípico e já entra no sexto mês com a presença de fortes chuvas e muitos danos à cidade. De dezembro de 2018 a 30 de abril deste ano choveu 1.576 mm, enquanto no mesmo período do ano passado choveu 1.194 mm. E a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) é que, no mês de maio, ainda vai chover 110 mm.

O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (SEMDUH), Marco Antônio Ayres, ressalta que um dos grandes problemas trazidos pelas intensas chuvas está relacionado à infraestrutura da cidade, especialmente nas vias asfaltadas. “Tivemos acréscimos na quantidade de buracos em Teresina por conta desse período chuvoso prolongado. Já fizemos o recapeamento de muitas vias e estamos com ações emergenciais da Operação Tapa-Buracos em várias outras. É um esforço grande da Prefeitura de Teresina para garantir mais conforto e segurança nas pistas”, ressalta.

Ele explica que o período chuvoso em Teresina acontece de janeiro a abril, mas que as grandes precipitações já iniciaram em dezembro de 2018, quando foram registrados 338 mm de chuva. “E estamos presenciando mais chuva. Até o dia 9 de maio já havia chovido 50 mm. A água é inimiga do asfalto e podem abrir buracos nas vias”, acrescenta.

Na última segunda-feira, a Semduh aplicou 150 toneladas de asfalto somente na Operação Tapa-Buracos. A Secretaria faz uma programação diária e a previsão é a de que essa mesma quantidade seja aplicada todos os dias para fazer essas correções no asfalto danificado pelas chuvas.

Recentemente, a Semduh fez o recapeamento das Av. Valter Alencar, Rua Capitão Vanderley, Major Sebastião Saraiva, Av. Rotary Club, Av. Santa Teresinha, zona Leste, e Av. Leônidas Melo, Centro Sul.

Mais conteúdo sobre:

Prefeitura de Teresina

Facebook
Veja também