Viagora

Pesquisa aponta que inscritos no Enem querem prova em maio de 2021

De acordo com o resultado da pesquisa, 49,7% dos estudantes votaram para que o Enem seja realizado nos dias 02 e 09 de maio de 2021, porém, o presidente do Inep disse que ainda não é definitivo.

Nesta quarta-feira (1º), o Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgaram o resultado da enquete para a escolha das novas datas de aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, e 49,7% dos estudantes votaram para que o Enem seja realizado nos dias 02 e 09 de maio de 2021.

De acordo com o presidente do Inep, Alexandre Lopes, as datas escolhida pelos estudantes ainda são oficiais, mas serão levadas em conta para decisão final, e disse que a data de realização das provas poderá ser diferente das propostas na enquete.

“Mais de 80% pediram para fazer a prova no ano que vem. É uma opinião importante, mas não é a única fonte de decisão”, disse o presidente do Inep.

Segundo Alexandre Lopes, o Inep e o MEC irão consultar o Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed), que estão tratando do cronograma das aulas no Ensino Médio, e as associações que representam as instituições de ensino superior, para saber quando pretendem começar o primeiro semestre ano que vem.

Ainda conforme o presidente do Inep, independente da data escolhida, o Governo está se preparando para garantir a segurança sanitária dos participantes e das pessoas que trabalham na aplicação do Enem, com a disponibilização de álcool em gel e máscaras, além de diminuir a quantidade de estudantes nas salas.

Conforme o resultado da enquete, os participantes optaram pela aplicação do Enem impresso nos dias 02 e 09 de maio, e o Enem digital nos dias 16 e 23 de maio. A expectativa é que a definição do período de aplicação da prova seja anunciado daqui duas ou três semanas.

Facebook
Veja também