Viagora

Pessoas que se recusarem a tomar vacina terão que assinar termo, diz FMS

Segundo a FMS, as pessoas que se recusarem a tomar a vacina devido a marca do imunizante, irão para o fim da fila de vacinação, conforme recomendação do MPPI.

A Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS) informou que acatou a recomendação do Ministério Público do Piauí (MPPI) para a implantação de um termo de desistência para pessoas que se recusarem a tomar a vacina contra a Covid-19 devido a marca do imunizante.

De acordo com a FMS, a Recomendação Administrativa 29ª PJ Nº 11/2021 do MPPI dispõe que a pessoas que realizar o agendamento para a vacinação e desistir de receber a dose unicamente pela marca da vacina deverá assinar um termo de responsabilidade. Diante disso, a pessoa será impedida de realizar um novo agendamento e irá para o fim da fila da vacinação, só podendo ser vacinada após a conclusão da imunização do público adulto.

  • Foto: Luis Marcos/ViagoraVacinação de pessoas com 47 anosVacinação contra Covid-19 em Teresina.

Segundo presidente da Fundação, Gilberto Albuquerque, a ação leva em consideração o conceito de vacinação como ferramenta de saúde pública, que deve ser vista não apenas como uma ferramenta de proteção individual, mas coletiva, que evita a propagação da doença quando um grande percentual da população é vacinado.

“Todas as vacinas utilizadas no Brasil contra a Covid-19 são eficazes, seguras e passam por rigorosa avaliação da Anvisa antes de serem liberadas para a população em geral. Por isso, todos que estão aptos precisam tomar, independente da origem”, reforça o presidente da FMS.

Facebook
Veja também