Viagora

Petrobras reduz em 5% preço de gás de cozinha em refinarias

A medida faz parte da nova metodologia que inclui ajustes trimestrais.

A Petrobras anunciou uma modificação do reajuste do preço do gás de cozinha (GLP), que ocorrerá de forma trimestral, sendo alterado no dia 05 do início de cada trimestre. A estatal também aplicou uma regra de transição, que determina a redução em 5% o preço do GLP vendido em refinaria a partir desta sexta-feira (19). O valor é baseado nas médias das cotações internacionais e do câmbio de 01 a 12/01/2018.

O reajuste se restringe as refinarias da estatal, portanto não corresponde ao mesmo reajuste que os revendedores irão praticar nas vendas do produto. Assim, o reajuste pode ou não refletir no preço final aos consumidores. Após a redução, o preço médio de GLP residencial praticado nas refinarias e sem tributos corresponderá a R$ 23,16 por botijão de 13kg.

  • Foto: Divulgação/Agencia BrasilPetrobras registra lucro d 4,8 bilhões no primeiro semestre.Petrobras registra lucro d 4,8 bilhões no primeiro semestre.

O objetivo do reajuste é “suavizar os repasses da volatilidade dos preços ocorridos no mercado internacional para o preço doméstico”. A empresa acredita que os novos critérios permitirão manter o preço do produto referenciado com o mercado internacional e reduzir os efeitos de amentos concentrados em fim de ano, devido a sazonalidade do GLP. A referência ao continua sendo o preço do butano e propano comercializado no mercado europeu, com a inclusão de margem de 5 pontos percentuais.

O período de apuração das cotações internacionais e do câmbio que definirão os percentuais de ajuste será a média dos doze meses anteriores ao período de vigência e não mais a variação mensal.

As Reduções ou elevações de preços superiores a 10% devem ser autorizadas pelo Grupo Executivo de Mercado e Preços. A organização é composta pelo presidente da Petrobras e pelos diretores de Refino e Gás Natural e Financeiro e de Relacionamento com Investidores.

Nestes casos, a data de aplicação dos ajustes (dia 05) pode ser modificada. Caso o índice de reajuste seja muito elevado, o GEMP poderá decidir não aplicá-lo integralmente, ficando a diferença para compensação conforme mecanismo adiante detalhado.

O plano inclui ainda a criação de um mecanismo de compensação que permitirá comparar os preços praticados segundo esta nova política e os preços que seriam praticados de acordo com a política anterior. As diferenças acumuladas em um ano, ajustadas pela taxa SELIC, serão compensadas por meio de uma parcela fixa acrescida ou deduzida aos preços praticados no ano seguinte.

Mais conteúdo sobre:

Petrobras

Facebook
Veja também