Viagora

PF aponta participação de relator em fraudes na CPI

Sérgio Souza foi relator da Comissão Parlamentar de Inquérito em abril de 2016, ele teria recebido propina para ocultar indiciados.

Na primeiras horas da manhã desta segunda-feira (21), a Polícia Federal deflagrou uma operação em quatro estado para desarticular esquema de fraudes em fundos de pensão do país. A operação batizada de "Gran Bazaar" tem como alvo de investigação o relator Sergio Souza (MDB-PR).

Nesta manhã 18 mandados de busca e apreensão foram cumpridos nas cidades de Curitiba (SP), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Brasília (DF), o nome dos envolvidos ainda não foram divulgados. Sérgio Souza foi relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos fundos de pensão na Câmara dos deputados em abril de 2016.

A comissão trabalhou por oito meses e analisou números dos quatro maiores fundos de pensão do Brasil – Caixa Econômica Federal (Funcef), Correios (Postalis), Petrobras (Petros) e Banco do Brasil (Previ) – entre 2003 e 2015. Segundo a PF, são alvo das buscas autoridades públicas, operadores financeiros, um advogado e empresários que teriam pago propina ao parlamentar em troca de proteção na CPI dos fundos de pensão.

A principal suspeita é de que Sérgio Souza teria recebido R$ 3,2 milhões para evitar que pessoas fossem indiciadas no período de investigação na CPI. A polícia aponta que o suposto ciclo de lavagem de dinheiro investigado, envolvia a remessa de recursos desviados dos fundos de pensão para empresas de fachada nos Estados Unidos.

Facebook
Veja também