Viagora

PF deflagra Operação Bucaneiro e cumpre mandados em Luís Correia

A ação tem como objetivo investigar grupo criminoso responsável pelo furto de navio cargueiro utilizado por contrabandistas em Cajueiro da Praia.

Nesta quinta-feira (7), a Polícia Federal deflagrou a Operação Bucaneiro, com o fim de investigar grupo criminoso responsável pelo furto de navio cargueiro utilizado por contrabandistas, apreendido em agosto de 2020 no município de Cajueiro da Praia/PI com carga de cigarros de origem estrangeira. 

De acordo com a Polícia Federal, desde a apreensão, o barco estava sob responsabilidade de depositário fiel nomeado pela Justiça Federal para guarda do bem no Porto do Trapiche, em Luís Correia/PI.

  • Foto: Divulgação/PFOperação em Luís CorreiaOperação em Luís Correia

Segundo as investigações, contrabandistas do município de Abaetetuba/PA se deslocaram ao litoral piauiense em dezembro de 2020 com o propósito de executar a empreitada criminosa.

De acordo com a PF, os contrabandistas do município de Abaetetuba/PA se deslocaram ao litoral piauiense em dezembro de 2020 com o propósito de executar a empreitada criminosa.

Conforme a PF, na madrugada do dia 24 de dezembro passado, os investigados entraram furtivamente no porto do Trapiche, retiraram cordas e âncoras e consumaram a subtração do bem. Posteriormente, seguiram rota marítima de fuga rumo ao estado do Pará.

A operação mobilizou 40 Policiais Federais para o cumprimento de nove mandados de busca e apreensão em Luís Correia/PI, Tutóia/MA, Abaetetuba/PA e Belém/PA.

Os investigados poderão responder pelos crimes de associação criminosa e furto qualificado (Art. 288 e art. 155, §§1º e 4º, inciso II, do Código Penal).

Conforme a Polícia Federal, o nome Bucaneiro remete à atuação de piratas.

Mais conteúdo sobre:

Teresina

Piauí

Polícia Federal

Facebook
Veja também