Viagora

PF deflagra Operação Dolos e cumpre mandados em cidades do Piauí

Segundo a Polícia Federal, a ação foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (20) nas cidades de Parnaíba, Cocal e Cocal dos Alves.

Na manhã desta quinta-feira (20), a Polícia Federal deflagrou a Operação Dolos com o objetivo de reprimir crimes previdenciários, onde cumpre cinco mandados de busca e apreensão, além de outras medidas cautelares restritivas nas cidades de Parnaíba, Cocal e Cocal dos Alves.

A ação foi realizada em conjunto com a Coordenação-Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista do Ministério da Economia.

  • Foto: Polícia FederalMaterial apreendido durante a Operação Dolos.Material apreendido durante a Operação Dolos.

De acordo com a PF, durante a investigação, foi identificado que os suspeitos atuavam na concessão e recebimento irregular de aposentadorias, auxílios-doença e licença maternidade.

Segundo a polícia, o grupo era formado por um servidor do INSS, presidente de sindicato, intermediadores ou captadores de pessoas e documentos, e agiotas.

De acordo com a Polícia Federal, as fraudes seriam processadas na Agência da Previdência Social de Parnaíba mediante falsificação de documentos emitidos pelo Sindicato de Trabalhadores Rurais de Cocal dos Alves.

  • Foto: Polícia FederalPF deflagra Operação Dolos no Piauí.PF deflagra Operação Dolos no Piauí.

Ainda de acordo com a PF, a estimativa de prejuízos, apenas no auxílio-maternidade, é de R$ 4 milhões, considerando os dados do IBGE relativos aos anos de 2010 a 2019, período em que se verificou que foram concedidos, duas vezes mais benefícios que o total de crianças nascidas na localidade.

A PF informou que os envolvidos devem ser indiciados pelos crimes de falsificação de documentos (Art. 297 do CPB), estelionato (Art. 171 do CPB) e formação de quadrilha (Art. 288 do CPB).

Mais conteúdo sobre:

Polícia Federal

Facebook
Veja também