Viagora

PF deflagra Operação Réplica e cumpre mandados no Piauí e Maranhão

De acordo com a Polícia Federal, a ação ocorreu na manhã desta terça-feira (08) em parceria com a CGINT.

Na manhã desta terça-feira (08), a Polícia Federal em parceria com a Coordenação Geral de Inteligência Previdenciária e Trabalhista do Ministério da Economia (CGINT), em trabalho da Força Tarefa Previdenciária do Piauí, deflagrou a Operação Réplica.

  • Foto: Polícia FederalOperação Réplica.Operação Réplica.

De acordo com a PF, o objetivo da ação é de desarticular associação criminosa especializada na realização de fraudes em benefícios assistenciais ao idoso nas cidades de Teresina, José de Freitas e Timon (MA).

Segundo a PF, a operação mobilizou 35 Policiais Federais para o cumprimento de nove mandados judiciais, sendo dois mandados de prisão preventiva e sete mandados de busca e apreensão, todos expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Federal de Teresina.

  • Foto: Polícia FederalPolícia Federal deflagra Operação Réplica.Polícia Federal deflagra Operação Réplica.

Durante as investigações, foram identificados 34 benefícios assistenciais com indícios de fraude, os quais já causaram um prejuízo efetivo ao INSS no montante de aproximadamente R$ 2,1 milhões e com potencial de lesar o erário na ordem superior a R$ 3,5 milhões, caso não fossem cessadas as atividades criminosas.

Ainda segundo a PF, foi determinado o bloqueio de contas bancárias vinculadas a 40 CPFs envolvidos nas fraudes identificadas e também a suspensão judicial de 34 benefícios assistenciais irregulares.

  • Foto: Polícia FederalPF deflagra operação e cumpre mandados no Piauí e Maranhão.PF deflagra operação e cumpre mandados no Piauí e Maranhão.

Os investigados poderão responder pelos crimes de Associação Criminosa, Estelionato Majorado, Falsidade ideológica e Uso de Documento Falso.

Mais conteúdo sobre:

Polícia Federal

Facebook
Veja também