Viagora

Piauí abriu cerca de 5 mil novas empresas até novembro

A Jucepi ressalta que esses números não incluem o microempreendedor individual do Portal do Empreendedor e as empresas registradas no cartório da pessoa jurídica.

O Governo do Piauí divulgou, nesta segunda-feira (14), que os dados da Junta Comercial do Estado do Piauí (Jucepi) apontam que foram abertas 5.048 empresas até novembro de 2020.

O número representa um saldo positivo de 55%, quando comparado com a baixa de 2.236 empresas no mesmo período no estado. A Jucepi ressalta que esses números não incluem o microempreendedor individual do Portal do Empreendedor e as empresas registradas no cartório da pessoa jurídica. A presidente da Junta Comercial, Alzenir Porto, considera positiva a formalização de novos negócios.

  • Foto: Divulgação/AscomPresidente da Junta Comercial, Alzenir Porto.Presidente da Jucepi, Alzenir Porto.

De acordo com com a Jucepi, o Piauí acumula 231.106 empresas ativas, sendo a maioria enquadrada como microempresa (98.550), microempreendedor individual (95.170), empresa de pequeno porte (6.155) e demais (31.231), isto é, empresas não enquadradas em nenhum regime especial de tributação.

Segundo o levantamento da Jucepi, as atividades econômicas que mais registraram empresas foram o comércio, saúde, atividades profissionais, construção, alojamento e alimentação. Os municípios de Teresina, Parnaíba, Picos, Floriano e Uruçuí são os que mais acumularam empresas abertas no ano de 2020.

Facebook
Veja também