Viagora

Piauí agora possui Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio

No Piauí, foram 152 mortes em 2016, o que torna o estado com a maior taxa de mortalidade no país, com 7,6 por 100mil/habitantes.

O Governo do Piauí desenvolveu um conjunto de estratégias visando a prevenção de suicídio e a valorização da vida. A ação leva em conta os dados alarmantes relacionados ao bem-estar mental. O Plano Estadual de Prevenção ao Suicídio será lançado pelo Governador Wellington Dias e pelo secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, nesta quinta-feira (24).

A solenidade ocorre às 8h, no auditório da Associação Piauiense de Municípios (APPM). O lançamento é em conjunto com o Seminário Estadual de Prevenção e Posvenção ao Suicídio, que será realizado nos dias 24 e 25 de agosto, no mesmo local.

“O material foi produzido por pesquisadores e especialistas da área e prevê o conjunto de medidas que devem ser tomadas por diversas instâncias governamentais, municípios e sociedade civil para que possamos controlar o suicídio e conscientizar as pessoas sobre a importância do cuidado com a saúde mental”, comentou Gisele Martins, gerente de Saúde Mental do Estado.

O plano prevê a criação de fluxos e protocolos de acolhimento e manejo de pessoas que tentaram ou cometeram suicídio para as redes de Atenção à Saúde (SUS), Educação, Segurança e Socioassistencial (Suas). O governo investirá na qualificação dos profissionais dessas redes e demais atores intersetoriais que atuam diretamente na rede de cuidados a esses cidadãos.

Haverá um sistema de hotline, com atendimento em telemedicina para assistência psiquiátrica pelo Samu. A assistência será expandida par todo o estado por meio da implantação de leitos psicossociais nos hospitais gerais de Picos, Floriano, Parnaíba, Oeiras e mais leitos em Teresina.

Outra medida que deve ser realizada é a realização de campanhas também visam que esclarecer e conscientizar a população em geral sobre depressão e comportamentos autolesivos, ainda muito estigmatizados pela sociedade. Serão distribuídas cartilhas com número de telefone e endereços de toda a rede assistencial do Estado, direcionamentos e explicações de como agir em certas situações.

O Suicídio no Piauí

O suicídio é um grande problema de saúde pública, como aponta relatório divulgado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), onde, a cada 40 segundos, uma pessoa, no mundo, tira a própria vida. No Piauí, foram 152 mortes em 2016, o que torna o estado com a maior taxa de mortalidade no país, com 7,6 por 100mil/habitantes.

O Piauí apresenta uma taxa bruta de mortalidade por suicídio superior à do Brasil e Nordeste no período de 2010 a 2014, caracterizado por uma tendência crescente, ao se fazer uma comparação entre os anos de 2010 e 2014, respectivamente. Em termos de dados absolutos, evidencia-se que Teresina é o município com maior número de óbitos por suicídio, seguido pelos municípios de Parnaíba e Picos.

Confira a programação do seminário.

Facebook
Veja também