Viagora

Piauí amplia vacinação da Covid-19 para pessoas com deficiência

A vacina utilizada é a Covishield, do laboratório AstraZeneca, produzida em parceria com a Universidade de Oxford e a Fiocruz.

Nesse sábado (08), o Piauí deu início à ampliação da vacinação contra a covid-19 das pessoas com deficiências permanentes. Receberam a primeira dose do imunizante as pessoas com idade entre 58 e 59 anos com deficiência permanente, pessoas com transtorno do espectro do autismo (a partir de 18 anos), pessoas com Síndrome de Down (a partir de 18 anos) e pessoas com paralisia cerebral (a partir dos 18 anos).

Além das PCDs, as pessoas com comorbidades (18 a 59 anos), e gestantes e puérperas com comorbidades (a partir dos 18 anos) também puderam receber a vacinação. A vacina utilizada é a Covishield, do laboratório AstraZeneca, produzida em parceria com a Universidade de Oxford e a Fiocruz.

  • Foto: Divulgação/Governo do PiauíPiauí amplia vacinação da Covid-19 para pessoas com deficiênciaPiauí amplia vacinação da Covid-19 para pessoas com deficiência

No posto de drive thru do Teresina Shopping, o superintendente de Atenção Primária a Saúde e Municípios da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), Herlon Guimarães, acompanhou a vacinação.

Hérlon Guimarães explica que o Estado não seguiu o critério das pessoas que possuem o Cadastro de Prestação Continuada, estabelecido no Plano Nacional de Imunização. “Nós fizemos um instrutivo para que os 224 municípios do Piauí incluíssem no critério de prioridade as pessoas com autismo, Síndrome de Down e paralisia cerebral. Nós saímos na frente para que o maior número de pessoas com deficiência sejam imunizadas, portanto, é um dia importante para o nosso Estado”, afirmou o superintendente.

A deputada federal Rejane Dias (PT), que também estava presente na ação, comemorou a nova etapa: “É uma importante conquista. O Ministério da Saúde reconheceu a necessidade da inclusão de pessoas com Síndrome de Down, autismo e paralisia cerebral por conta da sua vulnerabilidade. É um momento de alegria, estou presenciando a felicidade dos pais de verem os seus filhos recebendo a vacina e realmente é algo que nos emociona. Grande dia”, disse.

Facebook
Veja também