Viagora

Piauí aplicou mais de 1,5 milhão de doses de vacinas contra a Covid

Mais de um milhão e meio de piauienses já receberam doses de uma das quatro vacinas já disponibilizadas no Plano Nacional de Imunização, sendo elas AstraZenca, CoronaVac, Pfizer e Janssen.

No dia 18 de janeiro de 2021 o Piauí iniciou a vacinação da população contra a Covid-19, com uma cerimônia simbólica na sede da Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi). Nesse dia, profissionais da linha de frente do combate a pandemia receberam as primeiras doses do imunizante CoronaVac.

Desde então mais de um milhão e meio de piauienses já receberam doses de uma das quatro vacinas já disponibilizadas no Plano Nacional de Imunização, sendo elas AstraZenca, CoronaVac, Pfizer e Janssen.

  • Foto: Divulgação/PMTMédica Amariles Borba sendo imunizada com a CoronavacMédica Amariles Borba sendo imunizada com a Coronavac no primeiro dia da campanha de vacinação no Piauí

Ao todo foram recebidas do Ministério da Saúde 2.041.820 vacinas e a Sesapi repassou aos municípios, para fazer a aplicação, 2.026.477 doses.

O secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, destaca que objetivo é acelerar ainda mais nossa imunização. “São seis meses em que nossas equipes estão trabalhando incansavelmente para que as vacinas cheguem mais rápido aos braços dos piauienses. O nosso objetivo é acelerar ainda mais nossa imunização”, pontuou.

Segundo os números do Vacinômetro da Sesapi, ainda estão com os municípios para aplicação de primeira, segunda ou dose única 387.024 doses. Há ainda uma reserva técnica de segurança de duas mil doses e mais 13.343 reservadas para segunda dose.

 “O PNI divide a competência de cada ente no processo de vacinação. A Sesapi é responsável por receber as vacinas do ministério e repassá-las aos municípios, que ficam encarregados por elaborar o calendário e realizar a vacinação. Desde janeiro trabalhamos para que no assim que as vacinas cheguem ao nosso estado possamos enviar o mais breve possível para as cidades ”lembra o gestor.

  • Foto: Divulgação/Governo do PiauíSecretário da Sesapi, Florentino NetoSecretário da Sesapi, Florentino Neto

Já foram aplicadas 1.191.385 vacinas de primeiras doses, o que deixa a cobertura vacinal com relação a esse grupo em 36,31%. A segunda dose foi recebida por 411.335 e a vacina da Janssen, que precisa de apenas uma dose para fechar o ciclo de imunização foi tomada por 36.652 pessoas, fazendo com que 13,65% da população piauiense esteja completamente imunizada contra a Covid-19. 

“Nossa expectativa é de vacinar, com a primeira dose, 80% da população de 18 a 59 anos até outubro e até o final do ano está com a nossa população 100% vacinada com pelo menos uma dose. Por isso precisamos da colaboração de todos e da chegada de mais vacinas ao nosso estado”, destacou Florentino Neto.

O avanço da vacinação contra a Covid-19 no Piauí também levou a redução, de até 85% em óbitos de idosos, segundo estudos da Sala de Situação, grupo formado por especialistas da Universidade Federal do Piauí (Ufpi) e da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), chegou à conclusão de que a imunização está fazendo efeito.

Conforme a Sesapi, no grupo da faixa etária acima de 80 anos, a redução de mortes foi de 69% de maio para junho de 2021. No grupo de 70 a 79, a queda foi de 85%, a maior redução. No grupo de 60 a 69 anos, 61,6%. Quando se aproxima dos mais jovens, a redução é menor: 34% na faixa etária de 50 a 59 anos e 9% na faixa de 40 a 49 anos.

  • Foto: Divulgação/Prefeitura de TeresinaFMS disponibiliza cinco pontos de vacinação contra a Covid no fim de semanaVacinação contra a Covid-19 em Teresina

Os dados do Vacinômetro mostram que até esta segunda-feira (19) já estão totalmente imunizadas, ou seja, já tomaram as duas doses, 13.419 pessoas acima de 90 anos, 58.296 na faixa de 80 a 89 anos, 55.880 no grupo de 75 a 79 anos, 76.637 de 70 a 74 anos e 77.781 na faixa de 65 a 69 anos.

Para Florentino Neto, todas as vacinas disponibilizadas são eficazes contra a doença. “A vacinação é um fator crucial para a redução desses números de mortes. Por isso pedimos que as pessoas de todos os grupos, que assim que chegar sua data procure o seu local de vacinação, não escolha vacina, pois todas são eficazes contra a doença e complete o ciclo com as duas doses, pois só assim conseguiremos vencer essa pandemia”, reforçou.

Facebook
Veja também