Viagora

Piauí começa a vacinar indígenas contra Covid-19 na próxima segunda

Segundo o secretário de estado da saúde, Florentino Neto, esse grupo sempre esteve contemplado pelo plano de imunização.

Na próxima segunda-feira (5), o Piauí começa a vacinar os povos indígenas aldeados, contra a Covid-19, contemplados no plano de imunização.

Segundo o secretário de estado da saúde, Florentino Neto, esse grupo sempre esteve contemplado pelo plano de imunização pois são pessoas com maior risco quando infectado pelo vírus.

“A população indígena sempre esteve contemplada no plano estadual de imunização. Essa inserção dos indígenas na próxima etapa de imunização é de grande relevância, pois sabemos que um dos grupos de maior risco quando infectado pelo vírus e hoje conseguimos aprovar o início da imunização”, disse o secretário.

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) colocou em votação a imunização dos indígenas que foi aprovada por unanimidade pela Comissão Intergestora Bipartite nessa quarta-feira (31). Serão contemplados 1.302 índios a partir de 18 anos.

Os índios residem nas tribos localizadas nos municípios de Piripiri, Lagoa de São Francisco, Queimada Nova, Santa Filomena, Baixa Grande do Ribeiro, Bom Jesus, Currais, Uruçuí e Teresina. Eles são da etnia Tabajara, Kariri, Camela, Gueguesns e Guajajara.

O superintendente de atenção primária à saúde e municípios, Hérlon Guimarães, afirmou que essa é mais uma evolução do plano de vacinação no Piauí para evitar a disseminação da Covid-19.

“Isso é mais uma boa notícia, mais uma evolução no nosso plano de vacinação, que é sim de extrema importância para que possamos cortar a transmissão do coronavírus”, afirmou o superintendente.

A vacinação dos indígenas ficará à cargo das secretarias municipais de saúde dos municípios onde cada tribo fica localizada. A Sesapi fará a entrega dos imunizantes ainda esta semana.

Facebook
Veja também