Viagora

Piauí envia médicos veterinários para combate da peste suína no CE

De acordo com o Governo do Piauí, a parceria visa contribuir para o controle e combate à disseminação da doença para outras regiões.

Nesta segunda-feira (19), o Governo do Estado, através da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí (ADAPI), envia,médicos veterinários para atuarem no combate a focos de peste suína clássica no estado do Ceará, onde onze focos já foram confirmados em dez municípios.

De acordo com o Governo do Piauí, a parceria visa contribuir para o controle e combate à disseminação da doença para outras regiões.

Conforme o Gerente de Defesa Sanitária Animal da ADAPI, Idílio Moura, em um primeiro momento serão enviados profissionais para o município de Sobral. “Vamos auxiliar e dar apoio ao Ceará para tentar erradicar no menor espaço de tempo possível a peste suína. Vamos fazer investigação em propriedades, coleta de animais, barreiras sanitárias e eliminação de animais positivos”, explica o gerente.

No próximo dia 26 de novembro também será realizado um treinamento para 30 médicos da Agência de Defesa Agropecuária do Piauí, afim de preparar os profissionais em caso de registro da enfermidade em território piauiense. 

Peste Suína

A peste suína clássica é uma doença viral, altamente contagiosa que acomete os suídeos, podendo o animal apresentar, em sua fase aguda, febre, lesões hemorrágicas (avermelhadas) na pele e extremidades (orelhas, membros, focinho e cauda), falta de apetite, fraqueza, conjuntivite (inflamação nos olhos), alta morbidade e mortalidade (podendo ocorrer em 5 a 14 dias após o início da doença).

Mais conteúdo sobre:

Governo do Piauí

Facebook
Veja também