Coronavírus no Piauí

Piauí inicia distribuição de vacinas para adolescentes de 12 a 17 anos

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde, as primeiras doses serão destinadas para os adolescentes com deficiência permanente.
15/09/2021 15h08 - atualizado

Nesta quarta-feira (15), o secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto anunciou o início da distribuição das vacinas contra a Covid-19, aos municípios, para os jovens de 12 a 17 anos.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), as primeiras doses serão destinadas para os adolescentes com deficiência permanente.

  • Foto: DivulgaçãoSecretário de Estado da Saúde, Florentino NetoSecretário de Estado da Saúde, Florentino Neto

De acordo com a Sesapi, os imunizantes começam a ser enviados nesta quinta-feira (16), iniciando pela cidade de Teresina e na sexta-feira (17) seguirão para as demais regionais de saúde. O calendário para este público ficará a cargo de cada município.

Florentino Neto explica que a distribuição começa pela capital piauiense por questão de logística e que está sendo seguido o cronograma estabelecido pelo Plano Nacional de Imunização.

“Estamos dando o ponta pé inicial neste processo de envio das vacinas e começaremos pela capital, por questão de logística. Vamos seguir um cronograma estabelecido pelo Plano Nacional de Imunização para este grupo”, explicou.

Por meio de uma nota técnica, o Ministério da Saúde estabeleceu a inclusão de crianças e adolescentes (12 a 17 anos) com ou sem deficiência permanente, comorbidades e os privados de liberdade, bem como as gestantes, as puérperas e as lactantes, com ou sem comorbidade na vacinação contra o novo coronavírus.

Conforme o secretário de Saúde do Piauí, as comorbidades incluídas serão as mesmas descritas no Plano Nacional da Vacinação contra Covid-19 (PNO).

“As comorbidades incluídas bem como as orientações referentes à comprovação das condições prioritárias serão as mesmas já descritas no PNO, para as etapas anteriores de vacinação”, pontuou Florentino Neto.

Ainda segundo a Sesapi, o Piauí pretende vacinar 543.299 adolescentes, público estimado através de dados do DATASUS. Nesta primeira remessa serão entregues 30 mil doses da Pfizer-BioNTech, única vacina autorizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), para pessoas com estas idades.

O gestor reforça que cada município é responsável por determinar as datas da vacinação, de acordo com a oferta de vacinas. “Como responsáveis pelo processo de vacinação, cabe a cada município determinar as datas, de acordo com a oferta de vacinas, para a imunização de sua população jovem. À medida que formos recebendo mais imunizantes, por parte do Ministério da Saúde, repassaremos aos municípios para que os mesmo possam avançar nesta faixa etária”, lembrou.

O Vacinômetro aponta que 51 cidades do Piauí já iniciaram a vacinação dos adolescentes, totalizando 8.651 vacinados com a primeira dose.

Junto com as vacinas para os adolescentes, a Coordenação de Imunização da Sesapi, também vai está entregando as 85.410 doses de Pfizer-BioNTech, recebidas na última segunda-feira (13), e que são destinadas a população de 18 a 59 anos.

Doses de reforço

A Secretaria de Estado da Saúde informou que ainda nesta semana, o Piauí espera um novo carregamento de doses de vacinas acompanhado para aplicação da dose de reforço, também chamada de terceira dose.

Em nota técnica o Ministério da Saúde informou que estará encaminhando as doses da Pfzier para este reforço de idosos a partir de 70 anos,que foram vacinados com a CoronaVac.

Mais na Web