Viagora

Piauí inicia vacinação de pessoas com deficiência na próxima semana

Segundo a Sesapi, nesse primeiro momento serão vacinadas as pessoas com deficiência com mais de 60 anos que apresentem alguma comorbidade.

A partir do próximo dia 21 de março terá início no Piauí a vacinação contra a Covid-19 para pessoas com deficiência, segundo informou a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) e a Secretaria Estadual para Inclusão da Pessoa com Deficiência (SEID).

Conforme a Sesapi, nesse primeiro momento serão vacinadas as pessoas com deficiência com mais de 60 anos que apresentem alguma comorbidade ou que estejam institucionalizadas. A pasta esclarece que caso a pessoa possua alguma comorbidade, esta deverá ser comprovada por meio de laudo médico.

Segundo a SEID, no próximo dia 21 de março, quando é comemorado o Dia Internacional da Síndrome de Down, será feita uma ação simbólica com a vacinação de uma pessoa de cada segmento de deficiência para marcar de forma simbólica o início da vacinação.  

De acordo com a Sesapi, a prioridade de vacinação das pessoas com deficiência contra Covid-19 no Piauí é determinada pela Lei nº l7.486, proposta pelo deputado Franzé Silva, aprovada pela Assembleia Legislativa (Alepi) e sancionada pelo governador Wellington Dias. A medida, pioneira no Brasil, vai permitir a inclusão do novo grupo de prioridade sem afetar os grupos já definidos pelo Ministério da Saúde, já que vai utilizar um percentual da chamada reserva técnica dos lotes de vacinas.

A Sesapi lembra ainda que as pessoas com deficiência devem acompanhar o calendário de vacinação do seu município, e informa que as doses para esse público serão enviadas esta semana.

Facebook
Veja também