Viagora

Piauí possui 146.848 pessoas com 2ª dose de vacina atrasada

Segundo o Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, é essencial que todos tomem a segunda dose das vacinas.

De acordo com dados divulgados pelo Painel de Atraso da Vacinação de Segunda Dose contra a Covid-19, elaborado pelo Instituto Fiocruz, o estado do Piauí conta com 1.058.957 pessoas que tomaram apenas a primeira dose da vacina.

De acordo com o painel, desse total, 146.848 estão com o esquema vacinal atrasado. A análise levou em conta apenas os indivíduos que tomaram a primeira dose dos imunizantes, mas que não receberam até agora a segunda dose, após 14 dias do prazo previsto.

O levantamento também calculou uma data limite para quando os cidadãos deveriam ter recebido a segunda aplicação. Para a Astrazeneca e Pfizer o estudo considerou 84 dias de intervalo, e para a Coronavac, cerca de 28 dias.

Segundo o Secretário de Estado da Saúde, Florentino Neto, é essencial que todos tomem a segunda dose das vacinas para garantir a imunização completa contra a Covid-19 e, com isso, os números de internação e óbitos continuem reduzindo.

‘’No Piauí nos já percebemos reflexos da vacinação da nossa população nos números registrados diariamente. No entanto, não podemos abaixar a guarda, todos precisam continuar seguindo as orientações e medidas sanitárias, além de tomarem as duas doses da vacina’’, comenta.

O superintendente de atenção primária a saúde e munícipios da Sesa-Pi, Herlon Guimarães, destaca que as pessoas precisam entender que a segunda dose das vacinas é essencial para garantir não apenas a autoproteção, mas também da comunidade como um todo.

O Piauí já aplicou 3.512.011, sendo que mais de 2 milhões foram destinadas para a primeira dose.

Facebook
Veja também