Viagora

Piauí recebe 135 mil doses de vacinas contra Covid-19 nesta semana

De acordo com a Secretaria de Saúde, serão recebidas doses da FioCruz/AstraZenca, Butantan/CoronaVac e Pfizer nesta terça (20) e quarta-feira (21).

O Piauí recebe nesta terça (20) e quarta-feira (21) 135 mil doses de vacinas contra a Covid-19. Esta é a maior quantidade de imunizantes entregue pelo Ministério da Saúde.

Segundo a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), as vacinas a serem recebidas são da FioCruz/AstraZenca, Butantan/CoronaVac e Pfizer.

  • Foto: Divulgação/SesapiVacina contra Covid-19.Vacina contra Covid-19.

O secretário de Saúde, Florentino Neto explica que essas doses vão ajudar na imunização da população piauiense e que conta com a colaboração das pessoas para que procurem os postos de vacinação no dia estabelecido para cada grupo.

“Este é um número muito significante de doses, que vai nos ajudar a avançar na imunização do povo piauiense. Contamos com a colaboração de todos para que procurem os postos de vacinação no dia estabelecido para os eu grupo por seu município e tomem seu imunizante”, destacou.

De acordo com a Sesapi, está programado para chegarem no Aeroporto Petrônio Portela em Teresina, 17.500 doses das vacinas FioCruz/AstraZenca e 29.200 doses da Butantan/CoronaVac, por volta das 15h30 e a noite, às 22h45, também chegarão 17.550 doses do imunizante da Pfizer.

Ainda segundo a Sesapi, na quarta-feira (21), estão previstas para chegar ao Piauí mais 17.550 doses do imunizante da Pfizer.

Florentino Neto afirma que as equipes já estão sendo preparadas para enviar as vacinas o mais rápido possível aos municípios piauienses e reforça aos gestores, para que organizem seus calendários para aplicar as doses.

“Já estamos preparando nossas equipes para que assim que todas as vacinas estejam em nosso estado sejam enviadas o mais rápido possível aos municípios.  Pedimos aos gestores municipais, que assim que as receberem, organizem os seus calendários e apliquem os imunizantes”, reforça.

Conforme a Sesapi, as vacinas serão distribuídas aos municípios de acordo com a resolução da Comissão Intergestora Bipartite (CIB), onde ficou estabelecido que todos os imunizantes, que chegarem ao estado serão divididas da seguinte maneira: 50% para a população em geral de 18 a 59 anos, não contempladas nos demais grupos, 30% para grupos estabelecidos Plano Nacional de Imunização e também para 20% dos serviços essenciais escolhidos pelos conselhos municipais de saúde.

Facebook
Veja também