Viagora

Piauí recebe prêmio por combate à violência contra a mulher

A entrega do prêmio acontece nesta quarta-feira, Dia Internacional da Mulher.

O Núcleo de Estudos e Pesquisa em Violência de Gênero, da Secretaria de Estado da Segurança do Piauí foi vencedor do Selo de Práticas Inovadoras 2017. A ação do Fórum Brasileiro de Segurança Pública que selecionou iniciativas de enfrentamento à violência contra as mulheres em uma ou mais de suas múltiplas formas.

A vice-governadora Margarete Coelho e a Diretora de Gestão Interna da Secretaria de Segurança, delegada Eugênia Villa estão representando o Piauí na entrega do prêmio. A cerimônia será nesta quarta-feira (8), data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, na cidade de São Paulo.

  • Foto: Facebook/Margarete ColehoMargarete CoelhoMargarete Coelho

“Esse prêmio é um reconhecimento ao trabalho que o Governo tem realizado, através da equipe da Secretaria de Segurança. A grande vantagem de termos criado um Núcleo Investigativo de Feminicídio, que pesquisa o feminicídio e a violência contra a mulher é que sabemos onde as agressões acontecem. Podemos apurar, através do Núcleo, qual o horário que as mulheres vêm sendo mortas, e assim estarmos preparados para receber as chamadas. Contudo, o Núcleo também nos diz qual a forma e os bairros onde mais acontecem agressões e assim, planejarmos essas políticas públicas”, disse a vice-governadora.

Foram selecionadas onze iniciativas finalistas, que após visitas e análises de pesquisadores do FBSP, escolheram três vencedoras através do Comitê de Seleção, dentre elas a iniciativa piauiense.

O selo dará origem a uma Casoteca digital, isto é, uma coleção online de casos de sucesso, inscritos no edital de 2017, com o intuito de promover o conhecimento e disseminar as boas práticas desenvolvidas em território nacional.

Facebook
Veja também